Alunos do curso de Cozinheiro têm ‘dia de comando’ no restaurante-escola do Senac

 

Alunos do curso de Cozinheiro do Senac Turismo e Gastronomia, em Campo Grande, tiveram a oportunidade de aplicar na prática o aprendizado que tiveram no curso, durante o almoço do restaurante-escola terradaságuas, nesta terça-feira (07). O evento “Alunos no comando” propicia aos futuros profissionais uma experiência completa na operação de um restaurante.

“O ‘alunos no comando’ é um desafio para os alunos do curso de Cozinheiro do Senac, pois eles assumem por um dia toda a rotina do restaurante, pensando desde o cardápio, até a execução dos pratos. É uma oportunidade de vivenciar na prática tudo aquilo que eles aprendem em sala de aula. Nosso objetivo é tornar o processo formativo ainda mais dinâmico e diferenciado, permitindo que o aluno pratique, com clientes reais, todas as competências desenvolvidas nos ambientes simulados da escola e que possam corrigir possíveis deficiências ou dificuldades ainda durante o curso”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Os alunos foram os responsáveis pela criação do cardápio, levando em consideração os insumos, a criação das fichas técnicas, elaboração do pedido de compra, ou seja, todo o processo de gestão de um restaurante de mercado. O menu oferecido foi composto por cinco etapas: entrada, guarnições, massas, proteínas e sobremesa. A prática dos alunos é supervisionada pelo corpo docente e administrativo do Senac.

A docente do curso e responsável pelo projeto, Fernanda Veiga, explica que a ideia é justamente colocar o aluno em contato com a realidade de um restaurante, com os desafios que eles enfrentarão no dia a dia da profissão. “Eles pensam desde a parte logística, de compras, até o prato chegar ao consumidor. Na escola do Senac, durante todo o curso temos essa preocupação, da prática supervisionada. Então, o aluno já vem sendo preparado desde o início das aulas, o que facilita esse aprendizado completo e capacita ainda mais esse aluno para a realidade do mercado. O restaurante-escola é um diferencial na metodologia de ensino do Senac, que propicia essa formação completa”, explica.

Para o aluno Arthur Alvarez, que está em seu primeiro curso na área da gastronomia, a experiência foi enriquecedora. “Tivemos a oportunidade de conhecer, na prática, a realidade de uma cozinha profissional e como funciona o dia a dia de um restaurante, com clientes reais e com os desafios que isso impõe, e foi muito importante para o meu aprendizado”, diz.

“Com os ‘alunos no comando’ da para a gente ter uma ideia real do dia a dia. A dificuldade e os contratempos acontecendo em tempo real, em conjunto com a prática supervisionada, ajuda muito a ter a maturidade para o mercado de trabalho. Está sendo uma ótima experiência fazer esse curso no Senac. A didática foi muito fácil e prática, além da cozinha ser muito aparelhada. Estou muito satisfeito, tanto com o aprendizado, assim como os contatos feitos”, afirma o aluno do curso, Half de Araújo Heimbach.

O Senac Turismo e Gastronomia está localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 3.368, Jardim dos Estados.
Outras informações pelo telefone (67) 3312-6260,  pelo chat aqui no site ou pelo WhatsApp.

 

Publicado em
Leia outros textos sobre Notícias, Senac MS, Senac Turismo e Gastronomia
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA