Quer ser um profissional da Saúde? Veja cinco habilidades necessárias

 

A área da Saúde é, certamente, a que mais tem se destacado com a pandemia. Também por isso, tem sido uma das mais procuradas para aqueles que desejam entrar no mercado de trabalho. No entanto, além da vontade de cuidar do próximo, o que mais é preciso para se tornar um profissional do setor? Veja aqui algumas dicas!

 

1. Capacidade de Lidar com Situações Extremas

A capacidade de responder rápido a situações adversas é uma das habilidades e competências que se espera de um profissional da área da Saúde. Então, se você consegue manter a calma e agir rápido em cenários que saem do controle cotidiano, há grandes chances de você estar no caminho certo para atuar como médico, enfermeiro ou outro profissional da área.

 

2. Gostar de Estudar e se Manter Atualizado

As ferramentas para atuar na área de Saúde evoluem a cada dia. Do mesmo modo, estudos e pesquisas apontam, diariamente, novas descobertas para tratamentos. Por isso, o profissional da área de Saúde tem que ser dessas pessoas que gosta de estudar e manter essas atualizações em dia. Para ser um bom profissional desse setor, é indispensável acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias e pesquisas da área.

 

3. Saber Trabalhar em Equipe

Nessa área, boa parte das decisões é tomada em equipe. Ou seja, se você não é muito democrático na hora de executar uma tarefa, pode ter dificuldades nesse setor. Portanto, saber lidar com o grupo e ouvir todos à sua volta é importante para se destacar na área. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros formam uma verdadeira equipe dentro de um hospital. Eles sabem que o trabalho é conjunto e os resultados também.

 

4. Comunicação Interpessoal

Saber falar, pedir e comandar é necessário para a área de Saúde. Isso porque o profissional desta área lida diretamente com pessoas: com a saúde delas. Portanto, é preciso saber falar, dialogar e ouvir os pacientes e seus familiares. Assim como, toda a equipe de trabalho, conforme citado no tópico anterior.

 

5. Equilíbrio Emocional

Diferente de outras áreas, o setor da Saúde exige ainda mais compromisso com o seu emocional. Não levar o trabalho para a casa é, aqui, fundamental para que os profissionais da área se mantenham em equilíbrio consigo e todos à sua volta. Muitas histórias de vida passam por esses profissionais. E nem todas têm um final feliz. Portanto, o cuidado com a mente é uma das habilidades necessárias para ser um profissional de sucesso neste setor.

 

Gostou das dicas? Então, agora, dê o primeiro passo para seguir nos seus objetivos! Desde Assistência à Enfermagem Domiciliar até Técnico de Análises Clínicas, são diversas opções de cursos com as matrículas abertas e valores acessíveis!

Informe-se sobre os cursos da área de Saúde.

Publicado em
Leia outros textos sobre Blog, Saúde
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA