Consultoria orienta negócio na área da gastronomia que busca por inovação e mais produtividade

 

Não é de hoje que o mercado da gastronomia precisou se reinventar, mas desde 2020 está se firmando como um dos mais competitivos e inovadores. A pandemia obrigou muitos empresários a avançarem suas estratégias de venda, mas para Fernando Jacques, da Cheiro d’ Bolo, foi preciso ir além: inovar processos e produtos, em busca de ampliar mercados e conquistar mais clientela.

Para isso, o empresário está no Senac MS fazendo mais uma consultoria, a de Preservação de Produtos por Técnicas de Ultracongelamento. “Estou em busca de inovação de produto em escala, para aumentar a quantidade da produção e diminuir os custos e o trabalho dos nossos colaboradores. E tudo isso sem perder nosso sabor, que tanto atrai clientela”, afirma. “O resultado está sendo bem bacana. Estou aprendendo a operacionalizar o equipamento, aprendendo novas técnicas de congelamento e já avaliando o resultado final. Como é um equipamento de alto valor agregado, preferi experimentar a viabilidade do negócio, fazer testes, desenvolver receitas para depois decidir se adquiro um aparelho para nós. Precisa ser uma decisão bem pensada”, estima.

Esta não é a primeira vez que Fernando vem atrás das consultorias do Senac. Ele já realizou outra, a de Elaboração de Cardápios. “Conseguimos manter a pegada artesanal e construir um cardápio fit, incluindo públicos veganos e os que são alérgicos ou intolerantes à glútem e lactose.”

O novo cardápio será apresentado à clientela em agosto, quando o público também terá oportunidade de conhecer a nova identidade visual da empresa.

Com duas lojas em Campo Grande, uma na rua Bahia e a outra na rua Albert Sabin, no bairro Taveirópolis, Fernando conta que o empreendimento foi uma iniciativa do sogro, em 2017. De lá para cá, ter o feedback do cliente, implementar melhorias e buscar inovação sempre tiveram o apoio de instituições de renome como Senac e outras. “Todas as consultorias que a gente fez foram importantíssimas para desenvolvermos um bom trabalho e realizar nossas conquistas.”

 

Diferencial Senac

Para a docente e consultora Melina Ribeiro Fernandes, que acompanha Fernando durante a consultoria, o diferencial do Senac é a possibilidade de oferecer orientação tanto na parte de nutrição quanto na parte de gastronomia. “Conseguimos desenvolver processos, dar mais praticidade e melhorar o fluxo de produção, orientar qual é o mais adequado ao negócio, garantindo melhor rendimento e todo o conhecimento de custo para que ele faça a venda de forma mais segura”, comenta Melina.

“Um outro exemplo bem claro da consultoria é o que está acontecendo aqui com o Fernando. Antes de investir, realizamos os testes e podemos nos aproximar do que vai acontecer lá na cozinha dele ao reproduzir todas as condições, com os equipamentos e, também, com os ingredientes sob as mesmas condições. Conseguimos evitar a má produtividade. Ao fazer aquisição do produto, o empresário saberá exatamente como proceder para ter maior rentabilidade.”

Melina também fala sobre o cardápio fit elaborado para a empresa. Segundo ela, foram 10 produtos com foco em gêneros saudáveis. “A empresa é aberta à inovação, está sempre de olho no que o mercado dita e se preocupa com a gastronomia inclusiva, respeitando todos os públicos. Isso faz a diferença na hora de se destacar no mercado.”

 

Atualização constante

O consultor de vendas do Senac MS Helton Roberto Oliveira da Silva explica que a pandemia forçou os empresários a buscarem por inovação e novas formas para sobreviverem no mercado. Mas ele lembra: é preciso ser uma preocupação constante. “A transformação tem que ser permanente para não ficar defasada. A empresa tem de estar sempre se atualizando: seja no cardápio, seja nas suas práticas, nos seus processos; o empresário necessita ficar atento ao mercado, às tendências, pois o consumidor sinaliza quais são elas.”

O consultor diz ainda que o Senac MS pode contribuir com o empresário de duas formas: por meio de capacitação profissional, onde toda a equipe da empresa pode ser treinada em uma cartela de cursos variada que a instituição oferece. “Afinal, nosso mercado ainda recebe muito profissional sem experiência e é importante capacitá-lo. Um colaborador ruim pode massacrar seu negócio, afugentar seu cliente”, alerta Helton.

Outra forma é por meio das consultorias, como o empresário Fernando tem feito. Elas atuam mais diretamente no negócio, ligadas diretamente ao que a empresa faz. “Vai servir de subsídio para o empresário saber para onde ele está caminhando. Por exemplo: uma informação nutricional é um requisito básico para qualquer negócio que se queira fazer revenda do produto em outro ponto. Mas também é um requisito comercial já que muitas pessoas buscam alimentação saudável”, explica Helton. “Outro exemplo é com relação às fichas técnicas. Com base nelas, o empresário consegue fazer a precificação, saber quais são os insumos. Consegue manter a qualidade, mesmo se houver troca de funcionário, pois você tem as informações para manter o padrão. Ou seja, a consultoria pode atender a todo o processo da empresa.”

Helton lembra que -no mercado gastronômico, principalmente – as vendas estão pautadas pela experiência do cliente. “A boa performance das grandes empresas de gastronomia se dá por meio de padrão de qualidade e como elas chegam até ele? Pela ficha técnica, onde é possível refazer o mesmo produto, com as mesmas condições e ofertar a mesma experiência positiva para o cliente. Ele volta, sabendo que terá – de novo – a mesma boa experiência. E isso, as consultorias do Senac conseguem orientar os empresários como fazer”.

 

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