O que esperar do futuro do trabalho?

O que você espera do mundo pós-pandemia? Essa é resposta de R$ 1 milhão. Nem os cientistas conseguem, ao certo, responder. No entanto, uma coisa é certa: o mercado de trabalho mudou completamente com a chegada, nada bem-vinda, da covid-19. O antes negado home office para boa parte das empresas, agora é uma realidade bem aceita. Além disso, os desafios da pandemia mostraram que a inovação é necessária sempre. E você, está preparado para essas mudanças?

Alguns especialistas asseguram que a pandemia marcou o fim do século 20: época marcada, principalmente, pelo uso da tecnologia. A covid-19, portanto, seria o marco dessa história entre o homem e a máquina. Dentro desse contexto, portanto, o que fica mais evidente com a pandemia é a necessidade de readequação ao uso da tecnologia: como utilizá-la de maneira positiva sem levar ao esgotamento da mente? Esse é o primeiro desafio.

Na onda das tendências do pós-pandemia, ainda que no Brasil essa ainda pareça uma realidade distante, é importante salientar que a relação homem e máquina deve ser salutar e, no caso do home office, exige, sem dúvidas, a confiança entre empregador e empregado. Mais do que isso: a covid-19 trouxe a necessidade de engajamento a distância. O que antes era um comércio físico, com pessoas se relacionando e trocando experiências, agora depende exclusivamente da criatividade dos empresários.

 

Home office e outras mudanças

O que mudou no consumo das pessoas durante a pandemia? Você já pensou sobre isso? A resposta a essa pergunta é muito importante para aqueles empreendedores que pretendem acompanhar as mudanças causadas pela covid-19. Isso porque, no fim das contas, esse é o primeiro passo para que começar a falar com seus clientes. E a forma de comunicar nesses novos tempos pode definir se a empresa conseguirá pagar as contas no fim do mês.

Pensando nisso, se você pretende acompanhar os rumos do pós-pandemia, o caminho é continuar inovando e apostando em novas qualificações: atendimento de qualidade é um deles. Você sabe como continuar vendendo em um cenário de crise? Sabe o que vender? Sabe como atrair? Na grade de cursos voltados ao comércio, por exemplo, o Senac-MS oferece aulas de “inovação de formatos e canais de venda”. Nele, você vai aprender sobre como relacionar e aplicar conceitos de inovação no seu negócio! 

Se a sua ideia é aproveitar a onda do home office e abrir um negócio virtual, a hora é, de fato, agora. Mas, atente-se aos detalhes: a criação da marca, modelos de venda, redes sociais ideais para o seu negócio e, claro, investimento x retorno. Tudo isso precisa ser colocado na ponta do…seu smartphone! E não se esqueça de trazer à tona o seu diferencial!

 

Mundo pós-pandemia: valorize o agora

Há quem diga que o presente não se chama presente à toa. E essa foi, provavelmente, o ensinamento mais gritante da pandemia: é preciso valorizar o agora. A covid-19 pegou a todos de surpresa. Em muitos casos, não deu para dar o último abraço em um amigo, no pai ou na mãe. Por isso, cada momento deve ser valorizado.

Você tem projetos que quer levar adiante e não consegue? Pense sobre isso: as oportunidades estão de portas abertas para quem entendeu, com a pandemia, que o presente é o nosso maior aliado.

Quer empreender? Comece! Valorize o seu hoje e não deixe para depois!

Confira a lista completa de cursos do Senac-MS e matricule-se já!

Publicado em
Leia outros textos sobre Blog, Comércio, Gestão, Sem categoria, TI
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA