Gastronomia em tempos de pandemia; o mercado se reinventa

A gastronomia sempre foi um mercado em ascensão no Brasil, mas com o advento da pandemia da Covid-19 o setor sentiu um forte impacto, com o fechamento do comércio e restrições de atendimento. Mas o setor conseguiu se reinventar e a aposta no delivery foi uma das alternativas encontradas para se manter no negócio e deu muito certo.

Hoje é possível pedir comida de vários restaurantes por delivery. Este movimento até vinha se fortalecendo nos últimos anos, mas foi (muito) acelerado por conta da Covid-19. As medidas de isolamento obrigaram os empresários a manter seus salões fechados, o que, fatalmente, fez com que muitas casas recorressem às entregas para manter parte de sua receita.

Muitos empreendedores da gastronomia enxergaram novas oportunidades durante a pandemia do novo coronavírus para abrir ou reinventar suas operações, observando a mudança de comportamento dos consumidores e até mesmo suas restrições.

À medida que os restaurantes voltem a funcionar, seguindo medidas de distanciamento social, como mesas muito espaçadas, atendentes de máscaras e diminuição considerável da capacidade de atendimento (como já tem sido visto), eles ainda terão uma tarefa ainda mais difícil pela frente: convencer os clientes que são lugares confiáveis e seguros.

Questões como higiene e segurança de alimentos passarão a ser ainda mais importantes, o que levará muitos negócios a apostar em novas formas de comunicação para comprovar que seguem as novas normas. Cozinhas transparentes, serviços de desinfecção aos olhos dos clientes, cardápios descartáveis ou em material que possa ser limpo prevalecerão, mesmo depois da pandemia. As refeições para compartilhar precisam ser preparadas com atenção especial, como os restaurantes que operam como buffet e nossos populares self-service.

Trabalhadores qualificados nessa área passarão a ser cada vez mais solicitados em um momento em que o cuidado com a produção do alimento tornou-se tão necessário. E, principalmente, profissionais capacitados e atentos a essa nova realidade.

Qualificação 

O Senac MS possui uma unidade exclusiva para cursos nessa área, com infraestrutura de última geração e metodologia de ensino e ambientes pedagógicos de ponta, o que torna a unidade um dos empreendimentos mais importantes do Brasil, no segmento.

Em especial, o Senac Turismo e Gastronomia, em Campo Grande, concentra a oferta dos cursos nas áreas de gastronomia, hotelaria, turismo e eventos. O empreendimento conta com 10 ambientes pedagógicos diferenciados e inovadores, sendo duas cozinhas didáticas, cozinha de panificação e confeitaria, sala de aula hotel, sala bartender, biblioteca, sala de informática, espaço gourmet com capacidade para 24 pessoas destinado ao atendimento de grupos e pequenos eventos, adega com capacidade para 18 lugares, horta, anfiteatro com capacidade para 68 pessoas e o restaurante-escola, com capacidade para atendimento de 80 pessoas.

A reabertura dos restaurantes e demais unidades de alimentos e bebidas no pós-pandemia necessitará do cumprimento de requisitos que os profissionais da gastronomia estarão prontos para aplicar. Agora é o momento de investir na qualificação, pois, segundo os especialistas da área, sairá na frente quem entender o ‘novo mercado’, o que será preciso e como será feito.

Saiba mais sobre cursos na área da gastronomia.

Publicado em
Leia outros textos sobre Blog, Gastronomia
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA