Dicas práticas para montar o currículo perfeito

 

Onde vive, do que se alimenta e como criar o currículo que vai encantar recrutadores.

Se você está em busca de recolocação profissional, impresso ou digital, o currículo é um dos primeiros passos para causar uma boa impressão durante o processo seletivo.

Aos olhos das empresas, muitos currículos são descartados de cara. Isso pode ser motivado, por exemplo, pelo excesso ou falta de informação. Outro motivo também pode ser a aparência estética do currículo.

Além disso, é muito importante ter experiência e estudos para enriquecer o seu perfil. Mas, não saber apresentá-los, pode diminuir ou até anular suas chances.

O segredo está no equilíbrio: nem muito, nem pouco. Informações concisas e bem estruturadas chamam a atenção, mas você não pode se esquecer de nada importante.

Pode parecer complicado, mas não é. Com alguns cuidados, é possível alcançar o currículo ideal para você. São os detalhes que farão a diferença.

Aqui vão algumas dicas práticas – e até infalíveis – para causar uma excelente primeira impressão nas suas candidaturas. 

De olho no design

Em linhas gerais, esse documento é seu cartão de visitas profissional. É importante que ele tenha um layout organizado e transmita sua personalidade.

Foi-se o tempo do currículo em tamanho A4 e fonte Times New Roman. Mas, antes de ousar na criatividade, é importante considerar alguns pontos:

– A função que é exigida pela vaga
– Área de atuação
– Cultura da empresa

Para empresas e cargos criativos, dinâmicos e fora do padrão tradicional, currículos criativos podem fazer a diferença. Do contrário, caso se trate de uma empresa tradicional, opte por modelos convencionais, e até mesmo o padrão currículo feito em um documento do Word.

Hoje contamos com ferramentas digitais que auxiliam nesse design. Com modelos pré prontos, você pode editar seu currículo de forma dinâmica e ainda personalizá-lo. 

Destaque para sua área de atuação

Tudo começa no título. Sendo assim, no cabeçalho do seu e-mail, além do seu nome, coloque sua área de atuação no título do documento de forma bem definida, em destaque e com poucas palavras.

Por exemplo:
João da Silva: Publicidade e Propaganda
Mariazinha: Gastronomia
Pedro Costa: Finanças e Controladoria

Coloque menos dados pessoais e mais profissionais

Agora que você tem o modelo ideal para você e um título impactante, é hora de começar a escrever o seu currículo.

Quando se trata do campo de informações pessoais,menos é mais. Coloque apenas os dados importantes. São eles:

– E-mail para contato
– Número de telefone
– Endereço de perfil no LinkedIn
– Cidade onde mora (com a pandemia, aqui você também pode colocar sua disponibilidade para trabalho remoto, caso tenha) 

Formação

Essa é uma das partes mais importantes! Aqui, você vai mostrar sua trajetória acadêmica. Descreva, de forma sucinta, cursos técnicos, cursos livres, graduação e/ou pós graduação. A ordem deve ser sempre do mais recente para o mais antigo, com as seguintes informações:

– Modalidade do curso
– Título do curso
– Instituição
– Período do curso (informar se está concluído ou em conclusão)

Esse campo é um dos mais importantes. Investir em educação técnica é um grande diferencial em um mercado de trabalho que, cada vez mais, demanda por profissionais tecnicamente capacitados.

Para aqueles que estão começando agora, essa é uma dica de ouro. Já para os que estão no mercado e buscam uma nova oportunidade, também é de extrema importância investir nos estudos e se mostrar um profissional atualizado.

Independente da área de atuação, tenha conhecimento da importância da educação no seu sucesso profissional e saiba que nunca é tarde para aprender cada vez mais. 

Experiência profissional

Aqui se trata de mais uma parte muito importante do seu currículo que merece atenção especial.

A ordem das experiências deve ser sempre da mais recente para a mais antiga.

Os dados que devem aparecer são:
– Nome da empresa
– Período trabalhado (ou se é seu emprego atual)
– Cargo que ocupou
– Breve descrição das suas atividades com foco nas suas principais qualidades

Para aqueles que não possuem experiência ou estão fora da área de atuação, a dica para preencher esse espaço é colocar suas principais habilidades e mostrar o que você sabe fazer de melhor, por exemplo:

Confeitaria: design de bolos, recheios para trufas, temperagem de chocolate e receita própria de confeitos.

Assim, você demonstra suas principais habilidades e o que tem a oferecer.

Simplicidade é o melhor caminho

Por fim, mas não menos importante: mantenha sua essência. Currículos imensos, cheios de palavras difíceis não impressionam.

Às vezes, na tentativa de agradar o recrutador, alguns candidatos acabam exagerando na quantidade de informações e formalidades.

Lembre-se sempre que você não é a única pessoa interessada na vaga. Esse recrutador vai passar por muitos currículos e o seu não deve ser um peso.

Crie esse documento de forma leve, concisa, focada e com a sua personalidade. Seja prático, objetivo e passe a ideia de eficácia.

Assim, você será um destaque, e não apenas mais um currículo.

Aqui começa o seu sucesso profissional!

 

>> Conheça nossa agenda de cursos e recheie seu currículo com o mais importante de tudo: conhecimento. 

Publicado em
Leia outros textos sobre Blog
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA