Gestão de tempo: o que é e como melhorar a sua

 

Como aumentar a produtividade e diminuir as distrações usando o método pomodoro.

Você já se viu com tantas obrigações a fazer que chegou a desejar que o dia tivesse mais horas? Então, leia até o final. Esse conteúdo foi feito pensando na sua rotina!

Por muitas vezes as tarefas se acumulam e a sensação é como se as obrigações fossem uma grande bola de neve descendo uma ladeira na qual você está embaixo.

E é aí que o inimigo entra em jogo: a procrastinação. Aquela incrível motivação para checar as redes sociais, fazer um lanche, ler as notícias e fazer tudo, menos as suas obrigações.

Além de tudo isso, o cansaço também não ajuda muito.

Acontece! Nós entendemos. E, acredite: a solução pode ser mais simples do que você imagina. Três palavrinhas e você verá a mudança acontecer: gestão de tempo.

O método pomodoro

Quando se fala em gestão de tempo, o método pomodoro é mundialmente conhecido, sendo utilizado por estudantes e profissionais. Trata-se de uma ferramenta simples e eficaz para gerir e otimizar as horas do dia.

Tudo começou graças a Francesco Cirillo, um italiano que, assim como você, procurava uma maneira de aumentar sua produtividade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas.

Esse timer tinha o formato de tomate, em italiano, pomodoro. O tempo era contado durante 25 minutos.. Nesse meio tempo, Cirillo se concentrava nas suas tarefas sem interrupções (mesmo!), mantendo-se 100% focado. Ao perceber os resultados satisfatórios, divulgou sua técnica em 1992.

Assim nasceu o pomodoro!

Como funciona?

A técnica se baseia na divisão do fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa.

Assim, é possível melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Em outras palavras, você se torna ainda mais eficiente!

Para começar, você vai precisar de algumas coisas. Aqui vai a receita do pomodoro.

Você vai precisar de:

  • 1 timer, despertador ou cronômetro
  • 1 lista de tarefas
  • 1 lápis ou caneta!

Com os ingredientes em mãos, agora é hora do modo de preparo.

Comece pela lista de tarefas do dia. Depois, divida o seu dia em períodos de 25 minutos. Vamos chamar cada período desse de pomodoro.

Durante o período de cada pomodoro, você deve trabalhar ininterruptamente nas tarefas da lista.

Quando o relógio tocar, seu tempo acabou. Faça um X nas tarefas concluídas ou anote o status de seu trabalho (50% concluído, por exemplo).

Agora é a hora da descompressão. A cada pomodoro você tem 5 minutos de descanso. É nesse período de tempo que você pode ir ao banheiro, checar o celular, pegar água, comer algo, enfim. Use com sabedoria!

Os intervalos são essenciais para oxigenar o cérebro e calibrar a concentração, melhorando assim os resultados do seu trabalho ou dos estudos. 

Colhendo os frutos

Os objetivos dessa técnica estão diretamente ligados à produtividade pela diminuição da ansiedade e o aumento do foco. Assim, você evita distrações e aproveita cada minuto do seu tempo.

Quando se anota o que precisa ser feito no papel é possível visualizar o todo das suas demandas e definir metas.

Assim, fica mais fácil acompanhar suas conquistas e avanços. Cá entre nós, isso dá ainda mais gás para cumprir todas as tarefas do dia.

Tudo é questão de adaptação, mas, depois de alguns dias, podemos garantir alguns benefícios aparentes!

Entre eles, você poderá compreender melhor quanto tempo cada tipo de tarefa demanda. Esse tato será essencial para se organizar em tarefas que se repetem.

Em contrapartida, também será possível compreender quanto tempo você perde com distrações e como esse esforço na procrastinação atrapalha.

Você irá descobrir quais são os principais inimigos da sua produtividade e aprender a, finalmente, domá-los. Pensar sobre isso é importante para que você conheça melhor seu próprio ritmo de trabalho.

Mas, sem pressão.

Vale lembrar que cada pessoa tem seu próprio ritmo. Essa é a divisão de tempo clássica, mas você pode adaptar os seus pomodoros da forma que funcione melhor na sua rotina.

Apenas você mesmo, através de observações e testes, consegue melhorar sua própria produtividade e criar um ritmo mais adequado para si.

O importante é tentar e ter a iniciativa de melhorar sua gestão de tempo.

Nos estudos

O método pomodoro foi criado por um jovem universitário que lutava contra os primeiros semestres da graduação. Sendo assim, mesmo que seja uma técnica muito popular para organizar as tarefas do trabalho, o pomodoro nasceu em uma rotina de estudos.

Essa organização do tempo funciona perfeitamente para quem estuda, quem trabalha, quem faz os dois ou tem a intenção de fazer!

Através da otimização do tempo, é possível alcançar seus objetivos, seja eles qual forem! Use essa motivação para tirar os sonhos do papel e alcançar objetivos que parecem ser engolidos por rotinas exaustivas e jornadas desorganizadas.

Tempo é resposta para tudo! E a gestão dele, dará o caminho para os resultados desejados.

Agora que você sabe gerir as 24 horas do seu dia, chega de adiar o sonho da profissionalização!

Invista em um curso técnico e alcance a carreira dos sonhos.

Confira a agenda de cursos 2021

Publicado em
Leia outros textos sobre Blog
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA