Por que estamos tão cansados ultimamente?

 

Entenda as razões e supere os efeitos físicos e psicológicos do cansaço.

Mesmo passando mais tempo dentro de casa e dormindo mais horas do que era possível no mundo pré-pandêmico, as pessoas estão mais cansadas do que nunca. Parece contraditório, mas vamos entender as razões dessa exaustão e como superá-la.

Quando falamos de cansaço, logo se pensa no cansaço físico, como quando você corre uma maratona e seu corpo precisa descansar. Mas além dele, existe o cansaço mental.

Nos seres humanos existe uma forte relação entre o estresse e o esgotamento. Todo e qualquer esforço psicológico tem o mesmo impacto, se não mais, do que o esforço físico. Isso explica porque, mesmo em casa, estamos cansados.

Os motivos não acabam por aí. Se sua rotina mudou recentemente, o corpo precisa de tempo para se adaptar. Caso você esteja se acostumando com o ritmo, ainda pode se sentir cansado pela ansiedade que o momento carrega, o que leva à dificuldade para dormir.

Se você não tem problema com o sono, dorme até mais do que antes, e ainda assim acorda exausto, pode ser que seja a conhecida inércia do sono: aquele estado em que permanecemos de olhos abertos e conscientes, mas extremamente lentos.

E caso nada disso se encaixe com a sua situação, podemos culpar até mesmo a pouca exposição ao sol, afinal, os raios solares regulam o hormônio melatonina, responsável pela sensação de sono.

As razões são muitas, mas há apenas uma certeza. É preciso vencer o cansaço

Vivemos um momento que traz uma série de fatores desmotivadores quase que universais, mas a boa notícia é que há algumas maneiras de driblar esse cansaço que parece te puxar para baixo.

É importante manter uma rotina regrada: estabelecer horas para acordar, trabalhar, comer, estudar e ter momentos de lazer. Mas é preciso equilíbrio: fazer sempre as mesmas coisas pode reverter todo o avanço que você conquistou com sua nova rotina.

Também é importante movimentar o corpo, afinal, atividades físicas aliviam o estresse de forma considerável e ainda ajudam na questão do sono.

Aqui vão algumas dicas:

– independentemente da hora que for dormir, acorde no mesmo horário. Isso vai ajudar a regular o sono e retomar sua rotina de descanso;

– praticar uma atividade física seria o ideal, mas você pode fazer pausas a cada hora para se alongar, esticar o corpo e andar por pelo menos 3 minutos;

– cuide da alimentação. A facilidade do delivery pode ser uma tentação, mas doces, frituras e industrializados devem ser consumidos com moderação. Prefira verduras, legumes, frutas e carnes magras.

Acima de tudo, ocupe-se! O ócio também pode ser cansativo. E como diria o ditado: mente vazia… Então, aqui vai uma boa alternativa para ocupar a mente.

Use os estudos para evitar o ócio

Cobranças, estresse e outros problemas psicológicos podem causar a sensação de cansaço. Por isso, vale lembrar que ao assumir novas ocupações, é importante não exagerar.

Entretanto, quando estudamos, estimulamos o cérebro! Diferente do que foi dito anteriormente, os estudos são uma atividade prazerosa para a mente, podendo ser uma excelente alternativa para espantar o ócio.

Além de ser uma atividade prazerosa, é enriquecedora! Enquanto aprendemos algo novo, estimulamos a mente e também investimos no nosso crescimento pessoal e profissional.

Sendo assim, investir nos estudos pode ser uma grande alternativa para preencher seus dias e dar vida a rotina que pode ser monótona.

Sabe aquilo que você sempre quis aprender? Algo que você tem curiosidade para aprender melhor ou até mesmo um hobby que pode ser aprimorado? No Senac MS você encontra cursos livres e técnicos que vão te auxiliar nessa busca pelo aprendizado e ainda abrir portas profissionais!

Confira dicas essenciais para retomar os estudos.

Agora que entendemos esse sentimento de cansaço, suas possíveis razões e como você pode vencer essa sensação, precisamos falar sobre o tempo das coisas.

Dar pequenos passos ainda é caminhar

Se você chegou até aqui, é por estar sentindo esse esgotamento. Então, sabemos que para uma pessoa que já alcançou esse nível de cansaço físico e mental, pode ser difícil colocar em prática todas as dicas acima.

O ponto é: não tenha pressa. O que você menos precisa agora é de mais pressão sobre você, então, vá com calma.

Comece aos poucos, inserindo no seu dia-a-dia mudanças possíveis e alcançáveis. Você consegue tirar uns minutinhos para sentir o sol hoje? Faça isso! Ou então, cozinhe um almoço gostoso e saudável.

Amanhã, você pode dar outro passo. Talvez fazer uma pequena caminhada? Ler um livro? Procurar um curso que goste?

No outro dia, você pode tentar acordar mais cedo e escrever num papel suas metas do dia, assim, começa uma nova rotina.

Faça no seu tempo e encontre, nos pequenos passos, recursos para vencer o cansaço e dar a volta por cima!

Publicado em
Leia outros textos sobre Blog
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA