Natal está aí, já se preparou para a melhor data do varejo?

 

Há pouco mais de 10 dias para o Natal, considerada a melhor data de vendas para o varejo, ainda dá tempo de preparar algumas ações para atrair a atenção do consumidor. Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), com apoio do Sebrae/MS, aponta que a movimentação financeira com compra de presentes e comemorações de Natal e Ano Novo em Mato Grosso do Sul deve chegar a quase R$ 1 bilhão.

O estudo mostra ainda um aumento de 11% no gasto médio com as festas de final de ano em relação a 2018, ficando em torno de R$ 1.100,20 por pessoa. A quantidade de presentes também subiu: cerca de 30% dos entrevistados darão quatro ou mais.

O bom atendimento também fará a diferença na decisão, sendo um critério relevante para 31% dos entrevistados. O comportamento é característico de uma geração mais jovem, que preza por mais do que bens materiais.

O levantamento foi realizado em Campo Grande, Dourados, Bonito, Coxim, Três Lagoas, Ponta Porã e na região do Pantanal (Corumbá e Ladário), com coleta de informações sobre perfil, comportamento e gastos de 1.692 pessoas.

No interior, o destaque fica para Bonito, que tem o maior percentual de pessoas que irão às compras de presentes (quase 83%); e Três Lagoas, que possui o maior gasto médio com presentes (R$ 493,66) e o maior gasto médio com comemorações de Natal (R$ R$ 397,50).

Confira mais dicas para aumentar as vendas no período:

1 – Treine os vendedores

A grande demanda das vendas de Natal exige uma preparação especial dos seus vendedores. O bom atendimento, como apontou a pesquisa, é um excelente caminho para fidelizar clientes e aumentar os lucros.

Seus vendedores devem conhecer profundamente os produtos da sua loja para oferecer exatamente aquilo que os clientes estão buscando. Eles devem saber a melhor forma de abordar, como demonstrar interesse pelas necessidades do cliente e servi-lo da melhor maneira. Treine-os para serem simpáticos, comunicativos e proativos para atender aos clientes e promover as suas vendas de Natal.

2 – Faça promoções de Natal

No fim do ano, é comum as brincadeiras de amigo secreto com os colegas de trabalho, da academia, com a família etc. Geralmente, é estipulado um valor para os presentes e começa a busca por produtos que se enquadrem nessa faixa. Essa é uma ótima razão para que você faça promoções na loja e estimule as vendas de Natal.

Aqueles produtos que você precisa vender com urgência para desocupar o estoque para os lançamentos são os ideais para colocar em promoção nesse momento. Mas tome cuidado ao precificar os produtos. Evite que os preços fiquem abaixo da sua margem de lucro para não causar prejuízos para a sua empresa.

3 – Decore a loja para o clima de Natal

Decoração com clima de Natal é um excelente chamariz para a sua loja. Os clientes gostam de conferir novidades no ponto de venda e, quando a loja está enfeitada, já é um motivo a mais para que eles queiram entrar. Aposte em enfeites de Natal, adequando o estilo da sua loja ao clima de fim de ano.

Mas lembre-se de que a funcionalidade é mais importante do que a estética. Não adianta estar com a loja decorada para as vendas de Natal e o cliente ficar perdido, dificultando a busca pelos produtos que ele deseja. É claro que é papel dos vendedores orientá-lo a encontrar o que ele procura, mas é importante que o cliente sinta que a loja está organizada para recebê-lo da melhor forma.

4 – Ações nas redes sociais

Outro ponto fundamental é usar as redes sociais para promover sua campanha de Natal. Aproveite a época para focar a estratégia destes canais em vender e promover suas ofertas. Use os recursos que cada mídia oferece para expor seus produtos. O Facebook, por exemplo, permite que você crie um carrossel de imagens dos produtos, colocando preço e link específico para a página de produtos.

5 – Realização de sorteio ou concurso

Poucas ações possuem um potencial de alcance tão grande como concursos e sorteios. E o Natal é uma época muito propícia para essas realizações. No período natalino, os consumidores estão procurando ativamente por muitos presentes. Faça dessa procura uma oportunidade para gerar mais vendas.

Confira a pesquisa na íntegra:

>> Natal – consolidado 2019

Publicado em
Leia outros textos sobre Blog, Comércio
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA