Alunos do ensino médio Sesc e Senac concluem primeiro ano do curso com criação de jogo digital

 

Alunos do curso Técnico de Programação de Jogos Digitais, do ensino médio integrado Sesc e Senac, estão em processo de conclusão do Projeto Integrador, que faz parte da metodologia de ensino do Senac e marca o encerramento do primeiro ano da integração. Os alunos, divididos por equipes, estão construindo um jogo digital.

O Projeto Integrador é uma estratégia de ensino–aprendizagem do Senac, cujo objetivo é proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os temas abordados durante o curso. O processo de realização do Projeto fornece subsídios para a avaliação das competências relacionadas ao perfil profissional do curso e seu objetivo maior é “articular teoria e prática”, mediante o contato do aluno com diversos contextos do mundo do trabalho.

“A característica dos nossos cursos é educar para o trabalho e essa educação passa pela formação de indivíduos que saibam da relevância que suas funções têm na sociedade. É importante disseminar o conhecimento e fomentar que novas gerações tenham oportunidades para entrar no mercado de trabalho”, explica o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello.

A parceria entre Senac e Sesc MS teve início em fevereiro deste ano para proporcionar a ampliação da oferta educacional das instituições, por meio do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico. Os alunos que concluíram o ensino fundamental no SESC e em qualquer escola de Campo Grande em 2018, puderam se matricular no Ensino Médio Integrado e cursar ao mesmo tempo as disciplinas curriculares do Ensino Médio, que o habilitam a disputar vagas em qualquer instituição de educação superior, e cursar o Técnico em Programação de Jogos Digitais, que prepara o aluno para um mercado de trabalho em ascensão.

A proposta aprimora o currículo central com uma série de estações que complementam o conhecimento necessário para preparar o jovem para os desafios do futuro do mundo do trabalho e da nova economia digital. Ao longo dos três anos de curso, o objetivo é inserir o aluno nesse meio, trabalhando conceitos de startups, inovação e de empreendedorismo, com eventos que insiram os jovens nesse contexto que já é realidade em muitos países e que em breve chegará de vez no Brasil.

“Os alunos passaram por várias etapas até darem início à construção do jogo digital. Em equipes, eles criaram startup’s de desenvolvimento e programação de jogos, consolidaram a proposta temática, utilizaram metodologias ágeis nas fases de planejamento, execução e implantação, até chegarem na fase da construção de um jogo digital inovador e relevante”, explica o professor do curso técnico, Lucas xxxxx.

O professor explica ainda que, ao longo do processo, foram criados pelos alunos as logomarcas de cada startup – com análise estratégica de identidade visual – os cartões de visita das equipes, os vídeos de divulgação das marcas e o Plano de Desenvolvimento de Software.

Ao final do ano letivo cada equipe apresentará sua proposta de jogo à uma banca de investidores especializados na área de programação e desenvolvimento de software, em um evento semelhante ao programa de TV Shark Tank Brasil, em que aspirantes a empreendedores precisam negociar com uma equipe de renomados investidores para conseguir apoio/investimento para o seu negócio.

Publicado em
Leia outros textos sobre Notícias, Senac Campo Grande, Senac MS
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA