Boletim Acontece – Setembro 2019

 

Image

Informativo do Senac MS – Nº 07 – Setembro 2019

Olá

Você está recebendo o primeiro Boletim Informativo do Senac MS, o Acontece.

Ele complementa mensalmente, a nossa comunicação institucional.

Image

Image

Campo Grande – 25/09: Liderança do Senac MS se reúne para reunião de alinhamento e avaliação estratégica

Nos dias 23 e 24 de setembro toda a equipe de
líderes do Senac MS , composta por 21 colaboradores, se reuniu em Campo Grande para a
terceira reunião de alinhamento estratégico de
2019.

O objetivo desse momento foi a discussão de temas relevantes para a atuação da instituição em 2019, acompanhamento da carteira de projetos institucionais do exercício, além da realização da avaliação dos resultados gerenciais obtidos no segundo trimestre do ano.

 

O objetivo do treinamento foi o aprofundamento nas metodologias de aprendizado do MEG (Modelo de Excelência da Gestão), a partir da compreensão de estudos de caso.

Image

Campo Grande – 23 e 24/09: Senac promove Programa
de Desenvolvimento da Liderança

Image

O Senac MS iniciou no dia 23 de setembro o Programa de Desenvolvimento para a Liderança, alinhado aos objetivos estratégicos de mobilização de pessoas para resultados, com foco no desenvolvimento da gestão para a excelência, e de processos ágeis, com foco no cliente.

 

Para tanto foi contratada a consultoria da Coletivo Ação, que conduzirá a trilha de desenvolvimento de conhecimentos e o processo de mentoria/coaching a fim de promover a reflexão e fomentar a transformação organizacional, contemplando um novo modelo de governança fluída e adaptativa baseada nos conceitos de Lean e Agile.

 

O programa foi construído em 3 workshops e sessões de coaching: Mindset Lean e Agile, Técnicas Ágeis de Facilitação para Condução de Times, Management 3.0 e Processo de Mentoria/Coaching.

 

Serão facilitadores desse processo Mayra Souza e Maurício Santi. Os workshops acontecerão no Senac Turismo e Gastronomia e as sessões de coaching no Departamento Regional do Senac MS.

Campo grande – 20 a 22/09: Senac MS é um dos apoiadores do primeiro Startup Weekend Retail Tech em Campo Grande

O Senac MS foi um dos apoiadores da primeira edição do Startup Weekend Retail Tech, uma edição especial do Startup Weekend com foco no varejo da região, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de
setembro, em Campo Grande.

 

O evento é uma iniciativa da Associação de Startup do Mato Grosso do Sul, a Startup MS, e teve como objetivo fomentar o empreendedorismo dentro do mercado varejista de Mato Grosso do Sul trazendo soluções inovadoras para os desafios desse ramo.

 

Diante disso, o Senac MS viabilizou a vinda de dois mentores: Lígia Zeppelini, fundadora e sócia da UpaLupa, a Fantástica Fábrica de Startups e da 1ª Aceleradora de Startups do Norte do Mato Grosso, e Alexandre Calmon, founder e CEO do DisputeClick, empreendedor e palestrante nas áreas culturais, institucionais e varejistas. Como contrapartida a instituição também pode indicar 5 colaboradores para participação no evento.

Image

Campo Grande – 20/09/19: Senac MS é um dos apoiadores da 8ª edição do “Um Dia D Asmad”

A 8ª edição do evento “Um Dia D ASMAD”, um dos maiores eventos de vendas de Mato Grosso do Sul, aconteceu no dia 20 de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O evento foi realizado pela ASMAD – Associação Sul-Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores em parceria com o Senac MS.

 

O Senac MS contribui com a aquisição de 50 convites para a palestra “Inovara para Alcançar Resultados, com Clóvis Tavares, que foram direcionados à alunos das turmas de Aprendizagem Comercial Profissional em Serviços de Supermercado, bem como à equipe de comercialização e call center da instituição.

Image

Essa edição visou a ampliação da base de conhecimento de empresários e operadores de micro, pequenas, médias e grandes empresas do canal de abastecimento Mato Grosso do Sul; o melhoramento do desempenho dos profissionais atacadistas distribuidores; e o desenvolvimento de visão sistêmica com características inovadoras voltadas para o empreendedorismo e o uso da criatividade como ferramentas de gestão.

O público alvo foram executivos dos canais de produção e abastecimento, gestores atacadistas distribuidores e entidades parceiras, gerentes, supervisores, vendedores, representantes comerciais, operadores de pequenas, médias e grandes empresas ou microempreendedores individuais.

Pernambuco – 18 a 20/09: Diretor Regional do Senac MS participa de congresso na área de tecnologia da educação promovido pela Fecomércio PE

O Diretor Regional do Senac MS, Vitor Mello, participou do Congresso de Tecnologia na Educação 2019 entre os dias 18 e 20 de setembro, no Centro de Convenções de Caruaru – Pernambuco.

O evento, promovido pela Fecomércio de Pernambuco, contou com mais de 30 palestras e oficinas ministradas por profissionais de destaque na área de educação do Brasil e Finlândia. Durante o evento, aconteceu um hackathon com o objetivo focado na educação profissional de nível médio e superior. O Congresso contou também com o Salão de Tecnologia e Empreendedorismo e Espaço do Conhecimento.

A participação do diretor teve como objetivo discutir a educação em todos os níveis, juntamente de outros regionais, e fazer uma reflexão profunda sobre práticas e conhecimentos educacionais que podem ser aplicados para o desenvolvimento da educação profissional em Mato Grosso do Sul.

Image

Rio de Janeiro – 16 e 17/09: Diretora de Educação Profissional e Diretora de Gestão Corporativa participam de reunião sobre o Programa Emprega Mais no Senac DN

Nos dias 16 e 17 de setembro a Diretora de Educação Profissional , Jordana Duenha, e a Diretora de Gestão Corporativa, Michelle Kist, participaram de reunião no Departamento Nacional para apresentação das orientações preliminares para oferta do Programa Emprega Mais.

 

O Programa Emprega Mais é uma iniciativa do Ministério da Economia, da Secretaria de Políticas Públicas e Emprego e da Subsecretaria de Capital Humano e abriga um conjunto de linhas de ação do Governo Federal voltadas ao aumento da produtividade e da competividade das empresas brasileiras. O programa tem previsão de lançamento nacional em março de 2020 e terá o Senac e o Senai como grandes parceiros na oferta de qualificação e aperfeiçoamento profissional para colaboradores e gestores.

Na reunião, que contou com a participação de demais diretores de educação e áreas administrativas e financeiras dos Departamento Regionais, foram tratados assuntos como planejamento operacional e financeiro, estratégias de comunicação e relacionamento com o mercado, além de diretrizes legais e normativas.

Rio de Janeiro – 18 a 20/09: Gerente de Marketing participa de encontro no Departamento Nacional

A gerente de Marketing do Senac MS, Alessandra Britto, participou entre os dias 18 e 20 de setembro do Encontro Nacional de Comunicação e Marketing, promovido pelo Departamento Nacional, no Rio de Janeiro – RJ.

 

Nessa edição o tema central foi “Comunicação Estratégica, Imagem Institucional e Inovação” e os assuntos abordados foram inteligência artificial, big data e indicadores institucionais, bem como o desdobramento das ações de comunicação do Programa Qualifica e as tradicionais apresentações de cases de sucesso dos regionais participantes.

Este ano o encontro contou com uma novidade: um dia inteiramente dedicado às ações de comunicação da Rede EAD, conduzido pelo grupo de trabalho de Marketing e Comunicação da Rede e que atualmente é composto pelo Departamento Nacional e os Departamentos Regionais SP, PR, SC e RS.

Image

Campo Grande – 13/09: Senac MS recebe visita de colaborador do Senac MT

No dia 13 de setembro o Senac recebeu os colaborador Júlio, do Senac MT para uma visita técnica às Gerências de Compras e de Planejamento, respectivamente.

 

A visita do colaborador do Senac MT teve como objetivo conhecer os processos de aquisição de materiais e gestão de múltiplos estoques realizado pela equipe de compras, bem como as práticas e emissão de relatórios realizadas no sistema MXM.

Image

Campo Grande – 12/09: “Noite Mediterrânea” é destaque no restaurante-escola do Senac Gastronomia

No dia 12 de setembro o restaurante-escola Senac terradaságuas, em Campo Grande, ofereceu a opção de um jantar temático para aqueles que apreciam a gastronomia requintada, com o foco na valorização dos ingredientes regionais. A “Noite Mediterrânea” apresentou pratos típicos da culinária dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, que compreende a costa da Europa, da Ásia e da África. O roteiro gastronômico foi oferecido em quatro passos, incluindo, além do amouse bouche, a entrada, dois pratos principais e sobremesa. O preço cobrado por pessoa foi de R$ 139,90 e a noite ainda teve vinhos com 10% de desconto.

Image

 

Da França ao Egito, do Marrocos à Grécia, da Síria à Espanha, a região tem vários pontos em comum no que diz respeito à alimentação de seus povos, com ingredientes característicos que deram origem ao que ficou conhecido como a dieta mediterrânica. Apesar de variar um pouco de um país para o outro, alguns ingredientes, como o azeite, frutos do mar, legumes, entre outros, já são verdadeiros clássicos da culinária mediterrânea, estrelando a maioria dos seus pratos.

Confira o cardápio completo:

Amouse bouche (aperitivo): Charuto de frutos do mar;
Entrada: Antepasto de legumes mediterrâneos com pães
artesanais;
Primeiro prato: Linguini al mare
Segundo prato: Filé Mignon em crosta de ervas, aspargos e batatinhas ao murro

Image

Campo Grande – 10 a 12/09: Estande do Senac no SuperAMAS teve palestras sobre tendências do setor

Image

O Senac MS foi um dos participantes do 29º Congresso e Exposição Sul-Mato-grossense de Produtos e Serviços, o Superamas 2019, que foi realizado entre os dias 10 e 12 de setembro no Centro de Exposições Albano Franco, em Campo Grande. A instituição promoveu a palestra “Seja Extraordinário”, com o consultor Marcos Sousa, na terça-feira (10), às 14h, no espaço voltado especialmente para as conferências magnas.

Marcos Souza é graduado no curso de Engenharia Elétrica na UFPB e pós-graduado em Marketing pela FGV. Master e Trainer em PNL (Programação Neurolinguística), diretor da Superação Treinamentos e Consultoria, diretor da ALAS (Asociación LatinoAmericana de Seguridad) e da ABSEG (Associação Brasileira de Profissionais de Segurança). E no mesmo local, no dia da feira (12/09), às 15h30, a consultora de negócios do Senac MS, Carmem Santa Cruz, falou sobre a “Eficiência Operacional” e apresentou o programa Super Parceiros, oferecido pela instituição, que tem o objetivo de oferecer qualificação para atender às necessidades do segmento supermercadista do Estado, com oferta de cursos rápidos para os profissionais que já atuam no mercado e consultorias para apoiar os processos de melhoria.

Image

Estande – O Senac MS contou, ainda, com um estande para a divulgação de cursos e serviços ofertados para o setor, além de palestras e workshops. No dia 10/09 (terça-feira), às 17h, foram apresentados o Programa Super Parceiros e as soluções para o setor supermercadista, além de visita técnica das turmas de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercado, do Senac. “As visitas também ocorreram no dia 12/09, com turmas de outros mercados. A ideia era que eles trocassem experiências e conhecessem melhor esse setor numa das maiores feiras aqui do Estado. Foi mais uma oportunidade que a instituição ofereceu para os alunos vivenciarem situações na prática”, afirmou o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello.

 

Também no dia 12/09, às 18h30, a docente Tatiane Moura falou sobre “As tecnologias e tendências do supermercado do futuro” e às 19h, Alessandro Souza, representante do grupo Pereira abordou “A evolução do setor supermercadista”.

Image

Image

Confira outras atividades que foram realizadas no estande do Senac:
• Dia 10/09 (terça-feira)- 20h30 às 21h30 – Workshop “Hand lettering – Misturando caligrafia com arte”, por Marcia Alves de Sales. Hand lettering é uma técnica simples de desenhar letras a mão e brincar com suas formas, sem seguir padrões. Uma arte ilustrada é o resultado final que está sendo utilizada pelo varejo para comunicação com os clientes, de uma forma criativa e autêntica.

 

• Dia 11/09 (quarta-feira) – 20h30 às 21h30 – Palestra “Storytelling”, por Marcelo Moreira Santos. Storytelling para marcas e empresas tem como objetivo esclarecer os caminhos para se construir uma boa e sólida narrativa para a empresa ou marca. Baseado na junção da semiótica, que estuda a linguagem da comunicação, a palestra oferece ferramentas importantes para desenvolver histórias que inspirem e engajem a compra do cliente. Durante a palestra será realizado um sorteio de uma hora de consultoria de storytelling e Agile.

• Dia 12/09 (quinta-feira) – 20h30 às 21h30 – Palestra “Felicidade na prática”, por Ligia Oyzumi. Uma reflexão sobre os caminhos para buscar o autoconhecimento e a felicidade, superar medos e os mais profundos conflitos internos.

Image

Campo Grande – 10 e 11/09: Senac MS recebe visita técnica da Coordenadora de Planejamento do Senac Amapá

Entre os dias 10 e 11 de setembro a Gerência de Planejamento do Departamento Regional do Senac MS recebeu visita técnica da Coordenadora de Planejamento do Departamento Regional do Senac Amapá.

 

A visita teve como objetivo o compartilhamento de práticas de gestão e processos aplicados na Gerência de Planejamento e que contribuem para o cumprimento das ações planejadas pelo DR MS. Entre as pautas estiveram:

• Conhecer as ferramentas do MS que auxiliam nas atividades de planejamento do orçamento;
• Conhecer como é feito o planejamento participativo das ações estratégicas;
• Conhecer os objetivos estratégicos locais referentes a oferta comercial e Rede EAD;
• Conhecer os projetos estratégicos conforme perspectivas do planejamento estratégico nacional e local;
• Conhecer os processos de realização do Relatório Geral e Plano de Ação;
• Conhecer o acompanhamento e controle das metas do Plano de Ação.
• Conhecer as técnicas de dinâmicas de grupos realizadas com os gestores;

 

Ações como essa promovem a troca de experiências entre os Departamentos Regionais, contribuindo para o
desenvolvimento e integração das ações do Senac como um todo.

Image

Campo Grande – 04 a 06/09: Gastronomia de MS é destaque em evento promovido pelo Senac no Rio

De 04 a 06 de setembro a gastronomia de Mato Grosso do Sul foi destaque na cidade do Rio de Janeiro (RJ), durante a Semana da Gastronomia Regional, promovida mensalmente pelo Departamento Nacional do Senac (DN). O evento foi realizado no Restaurante-escola Senac Downtown, que a cada mês prestigia a culinária de um estado brasileiro.

 

Os cardápios regionais foram preparados pelo docente do Senac MS, Leonardo Corradini, e pelos cozinheiros do restaurante-escola Terradaságuas, Fernanda Veiga e Fabiano Bonfim, que apresentaram o menu com o melhor de nossa terra: pescados, como o pintado, frutos, como a guavira, além da castanha de baru e urucum. Essas influências estão presentes nos cardápios elaborados pelos chefs, que apresentaram o conceito de cozinha afetiva por meio de pratos como Pintado à Moda Pantaneira, Pintado com Castanha de Baru, Sobá, Matula Pantaneira, Nhoque com Ragu de Carne Seca, Brownie de Tereré, Mousse de Guavira, entre outros.

Image

Image

Campo Grande – 03/09:Senac participa de evento
promovido pela Rádio CBN Campo Grande

O Senac MS foi um dos participantes do CBN em Ação, que foi realizado no dia 03 de setembro no Diamond Hall, em Campo Grande. A instituição contribuiu para a viabilização da palestra “Gerenciamento de Mudanças”, com o administrador e escritor Max Gehringer.

 

O evento é promovido pelo grupo RCN de Comunicação, por meio da Rádio CBN Campo Grande, e tem como objetivo promover conhecimento para fortalecer a tomada de decisão nas organizações e empresas, contribuindo para o desenvolvimento de todo o Mato Grosso Sul.

O Senac MS contou com um estande para a divulgação de cursos do Programa Senac Comércio e também realizou o sorteio de 3 vouchers para almoço ou jantar no restaurante-escola da instituição, o terradaságuas.

Image

São Paulo – 27 a 29/08:Diretor e Consultora do Senac MS
participam da LATAM Retail Show

Image

Entre os dias 27 e 29 de setembro a Consultora de Gestão e Negócios, Carmem Santa Cruz, e o Diretor Regional do Senac, Vitor Mello, participaram juntamente com técnicos, Diretores Regionais e Diretores de Educação dos Departamentos Regionais do núcleo Norte e Centro-oeste, do maior evento para varejo, franquias, e-commerce, food service e shopping centers da América Latina: a LATAM Retail Show 2019.

A feira reuniu conteúdo de relevância estratégica com uma ampla área de exposição de fornecedores (produtos e serviços) que apresentam soluções e favorecem o networking e a efetivação de negócios. Foram três dias de palestras com conteúdo intenso com mais de 250 palestrantes renomados aprofundando como a transformação virtuosa afeta todos os pilares do varejo. A programação também contemplou palestras e workshops que convergiam com as trilhas do Programa Senac Comércio, visitas técnicas aos stands da feira para conhecer novos produtos e serviços e, por fim, um momento de compartilhamento de conhecimento entre o grupo, realizado no Hotel Ca’dore, em São Paulo. Esse momento consistiu na realização de pitchs com cada tema abordado no congresso e que faziam link com os produtos do programa Senac Comércio.

Estadual – 02/09: Operação do Sistema Integrado de Gestão – SIG tem início em Mato Grosso do Sul

Desde 2015 o Senac MS abraçou uma importante missão que foi construir uma ferramenta que otimize todo processo educacional de todos os regionais do Brasil. Após avaliação de dois sistemas, o MIRA e o SEI, técnicos da DESIG construíram o SIG (Sistema de Integração de Gestão). Essa padronização de processos e ferramentas atende uma demanda do Departamento Nacional do Senac. Três anos depois, estivemos diante de um novo desafio: o de implantar o sistema. Foram definido dois estados para serem os pilotos do programa: MS, pela proximidade com a equipe da DESIG e o regional da BA, por usar a ferramenta SEI e possibilitar a equipe a experiência de entender como o SIG irá se comportar.

O Senac MS executou o projeto com bastante austeridade e rigor até chegarmos à etapa de implantação. Ela foi construída observando todos os normativos, todos os regulamentos e a expectativa é que o sistema atenda 100% dos processos, principalmente as normas e padrões da instituição.

Diante disso, o Senac MS conta com apoio de todos os colaboradores fazendo uso correto do sistema, analisando eventuais problemas e fazendo as correções junto a equipe desenvolvedora, tendo a certeza de que a instituição colherá frutos com a ferramenta, que se mostra cada vez mais dinâmica, moderna, ágil, intuitiva e facilitadora dos processos para todos os usuários.

Image

Estadual – Setembro: Gerência de Orientação Técnica e Pedagógica organiza Setembro Kahoot

Com o objetivo de inovar na prática de ensino em sala de aula a Gerência de Orientação Técnica e Pedagógica organizou o Setembro Kahoot.

 

O Kahoot é uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia educacional em escolas e instituições de ensino. Seus jogos de aprendizado são testes de múltipla escolha que permitem a geração de usuários e podem ser acessados por meio de um navegador da Web ou do aplicativo Kahoot. É geralmente utilizado como recurso didático em escolas para revisar o conhecimento dos alunos, para avaliação formativa ou como uma pausa das atividades tradicionais da sala de aula.

No Senac a iniciativa consistiu em promover a utilização dessa ferramenta pelos professores para proporcionar aos alunos atividades educacionais utilizando recursos tecnológicos e estimular o compartilhamento dessas experiências vividas no desenvolvimento das atividades através do Yammer e Teams.

A iniciativa teve abrangência em todas as unidades operativas do Senac MS, com destaque para as turmas de aprendizagem de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Nova Andradina.

 

Image

Estadual – Setembro: Tiveram início nove turmas do
recém-lançado Programa Senac Comércio

Image

Durante todo o mês de setembro diversas turmas do Programa Senac Comércio tiveram início nas cidades de Corumbá, Itaquiraí e Ivinhema. Em Corumbá o curso “Marketing pessoal para vendedores: você é seu melhor produto” iniciou no dia 17 e contou com a participação de 24 gestores e vendedores da cidade.

Em Itaquiraí o curso “Inteligência emocional em vendas” contou com a participação de 14 pessoas, entre eles gestores e vendedores de diversas empresas do comércio da região. Já em Ivinhema dois cursos tiveram início nos dias 20 de agosto e 14 de setembro: Vendas de Alta Performance e Inteligência Emocional em Vendas, respectivamente. Ao todo foram capacitados 40 colaboradores do comércio da cidade.

Desde o seu lançamento o Programa Senac Comércio já realizou 9 turmas em 5 cidades do Estado: Campo Grande, Corumbá, Ivinhema, Itaquiraí e Naviraí.

Ponta Porã – 17/09: Alunos realizam visita técnica ao Pronto Socorro do Hospital Regional Dr. José de Simone Neto

No dia 17 de setembro dezesseis alunos do curso Técnico em Enfermagem da cidade de Ponta Porã realizaram visita técnica ao pronto socorro do Hospital Regional Dr. José de Simone Neto.

 

Os alunos estão estudando a Unidade Curricular (UC) “Prestar primeiros socorros a vítimas de acidente ou mal súbito” e a visita teve como objetivo vivenciar a prática dos procedimentos realizados no pronto socorro, bem como observar o desdobramento da teoria aprendida em sala de aula na prática de um hospital de grande porte. Ações como essa proporcionam a prática dos procedimentos e atendimentos que serão corriqueiros a esses profissionais no dia a dia da profissão.

 

Image

Três Lagoas – 16/09: Aluno do curso Técnico em Enfermagem participam de Semana Nacional de Trânsito em Três Lagoas

De 16 a 20 de setembro nossos alunos do curso Técnico em Enfermagem, em Três Lagoas, participaram da Semana Nacional de Trânsito, de iniciativa do SEST SENAT.

 

Acompanhados pelos nossos docentes Paulo Eduardo
Andrade, Gabriela Rodrigues e Lucas Bernardes, os
alunos realizaram os serviços de aferição de pressão
arterial e glicemia, além de orientações com relação a saúde em geral.

Ações como essa tem por objetivo promover a articulação entre teoria e prática através de ações
educacionais diferenciadas.

Image

Campo Grande – 16/09: Alunos de Aprendizagem realizam visita técnica a empresa de gestão de documentos

No dia 16 de setembro os alunos do curso Aprendizagem Comercial em Serviços de Supermercados realizaram visita técnica a empresa
Arquivoteca, especializada em armazenar, gerenciar e proteger informações e documentos.

A visita teve como objetivo conhecer na prática os
processos e práticas administrativas relacionadas a
gestão de documentos, assuntos abordados constantemente em sala de aula, a fim de contribuir para a melhor compreensão da aplicação da teria no dia a dia de uma empresa.

Image

Nova Andradina – 10/09: Turma de Aprendizagem participa de palestra sobre mercado de trabalho

Image

A Turma de Aprendizagem em Serviços Administrativos do Senac Dourados recebeu no dia 10 de setembro a visita de Cristiane, responsável pela área de Recursos Humanos da CASSEMS em Nova Andradina.

O bate-papo com a turma foi sobre as exigências do mercado de trabalho para jovens profissionais e como comportar em uma entrevista de emprego. Ações como tem por objetivo promover a articulação entre teoria e prática através de ações educacionais diferenciadas.

Dourados – 10/09: Alunos participam de Feira de Ciências em Escola Pública

Image

Alunos dos cursos Técnico em Enfermagem, Técnico em Podologia e Técnico em Análises Clínicas do Senac Dourados participaram nos dias 03 e 04 de setembro da Feira de Ciências da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos.

As turmas foram convidadas a apresentar suas respectivas profissões aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de contribuir com o processo de escolha da atividade profissional que se aproxima para esses adolescentes.

Campo Grande – 29/08: Vítimas de violência doméstica e
detentas do semiaberto conquistam profissão e uma nova
oportunidade para gerar renda própria

Foram certificadas na quinta-feira (29/08) 15 mulheres que participaram do curso Técnicas de Confeitaria Básica oferecido no Senac Turismo e Gastronomia, em Campo Grande, com apoio do Ministério Público Estadual do Trabalho e do Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Integraram o grupo detentas que cumprem pena no regime semiaberto.

 

Os novos conhecimentos podem significar uma mudança de rumo para a M.M.S. Ela já vendia salgado há 3 anos na frente de casa e agora, irá acrescentar bolos, uma paixão que traz desde a infância. Ao lado da filha durante a cerimônia, era puro orgulho. “É uma nova etapa”. De acordo com o
presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, a iniciativa é pioneira no Sistema Comércio no País. Para ele, “parcerias como esta destacam o papel social que as nossas instituições têm junto a sociedade, contribuindo para a melhoria de vida tanto de uma família quanto da própria comunidade”.

A juíza Jacqueline, Machado, coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar destacou que os projetos elaborados pelo setor têm objetivo de dar oportunidade para ajudar as mulheres a transformarem suas vidas e a finalização do curso é uma prova disso, com a viabilidade de parceria.

“Em um momento em que todo Sistema S está sendo criticado e combatido por um Governo que não entende sua finalidade, nós precisamos mostrar a que e a quem serve essa casa, mostrar que uma estrutura como a do Senac Turismo e Gastronomia está transformando vidas por meio de projetos como este”.

Image

De acordo com a diretora de educação profissional do Senac MS, Jordana Duenha, oportunizar uma fonte de renda ou mesmo reintroduzir a pessoa no mercado de trabalho são os principais objetivos dos cursos do Senac. “Se já não é possível alterar o passado, todas terão chance de transformar seu futuro”.

“Nos orgulhamos de participar de ações sociais como essa pois sabemos da importância do nosso papel na reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho”, avalia o Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Leontino Ferreira de Lima Junior.

Este é o segundo curso realizado no Senac em parceria com o TJ e o Ministério Público do Trabalho. Criado por lei, o programa obriga que toda empresa, de médio e grande porte, tenha em seu quadro de funcionários jovens aprendizes.

O Senac é referência em educação profissional no Brasil. A instituição está presente em todo território brasileiro, oferecendo cursos presenciais e a distância, em diversas áreas, da formação básica à pós-graduação.

Campo Grande – 28/08: Alunos do Sommelier promovem
Feira de Vinho; Evento foi a certificação do curso do Senac

Image

A primeira turma de Sommelier de Mato Grosso do Sul comemorou o encerramento das aulas de uma forma inovadora. Na 4ª.feira (28/08), os alunos foram expositores da Wine Festival, uma feira com vinhos de 10 países, com destaque para os originários dos EUA, Chile, Brasil e Argentina.

 

Tudo isso para agradar o paladar de 80 convidados que puderam degustar mais de 20 rótulos de bebidas. “O objetivo é colocar os conhecimentos dos alunos à prova, fazendo com que convidados interagissem com eles, os questionassem e também se interessassem sobre o tema”, afirmou o coordenador de bebidas e alimentos do Senac Turismo e Gastronomia, Jonas Eduardo do Nascimento Barbosa.

O curso, com 132 horas aulas, já tem uma segunda turma prevista. De acordo com a gerente da unidade, Roberta Ávalos, já há fila de espera. “ Temos empresários, amantes da bebida e pessoas que querem atuar no mercado de trabalho, seja como sommelier, seja como consultores, já que o curso do Senac também tem a proposta de ensinar a elaborar cartas e gerir estoques”.

Image

O Embaixador da marca Catena Zapata, Marcelo Vilhena, prestigiou o evento. Ele acredita que as mídias sociais tiveram um papel importante na divulgação do portfólio de vinhos existentes, fazendo aumentar o interesse pela bebida. E um dos reflexos é o interesse também pela formação de Sommelier, a qual julga ser de importância. “A iniciativa do Senac é destaque para a cidade. Profissionaliza o setor, gera procura pelo público consumidor para frequentar restaurantes; para restaurantes esse movimento resulta em posicionamento no mercado. É toda uma cadeia que sai fortalecida”.

O representante de MS da importadora Mistral, Douglas de Jesus Mamoré Jr., atua no mercado desde 2005 e afirma que nunca se propôs a vender vinho. “Eu vendo paixão e, por isso, ver uma escola comprometida e fazendo um trabalho pioneiro relação a profissionalização desse segmento é muito satisfatório. Imagina o impacto que esses sommelier terão no mercado, com o conhecimento muito técnico e muito bem conduzido pela equipe de instrutores do Senac. É muito bom acompanhar o crescimento do interesse pelo vinho e, eventos como essa feira, só eram feitos em capitais maiores. É um orgulho ver em Campo Grande”.

A primeira turma de sommelier certificou 17 alunos.

Image

Campo Grande – 09/09: Estande do Senac no Superamas terá palestras sobre tendências do setor

O Senac MS é um dos participantes do 29º Congresso e Exposição Sul-Mato-grossense de Produtos e Serviços, o Superamas 2019, que será realizado entre os dias 10 e 12 de setembro no Centro de Exposições Albano Franco, em Campo Grande. A instituição irá promover a palestra “Seja Extraordinário”, com o consultor Marcos Sousa, na terça-feira (10), a partir das 14h, no espaço voltado especialmente para as conferências magnas.

Leia mais

Corumbá – 05/09: Cursos nas áreas da saúde e beleza estão com inscrições abertas no Senac

O Senac de Corumbá está com inscrições abertas para cursos nas áreas da saúde e beleza, todos com início ainda em setembro. A primeira opção é o curso Instrumentação Cirúrgica, com aulas das 18h45 às 22h, de segunda a sexta-feira e início dia 09 de setembro.

O curso tem o objetivo de preparar o profissional para atuar como instrumentador cirúrgico, podendo atuar em bloco operatório de clínicas e hospitais. Na área da beleza tem o curso de Manicure e Pedicure, com início dia 23 de setembro.

Leia mais.

Rio de Janeiro – 04/09: Gastronomia de MS é destaque em evento promovido pelo Senac no Rio

Até sexta-feira (06), a gastronomia de Mato Grosso do Sul é destaque na cidade do Rio de Janeiro (RJ), durante a Semana da Gastronomia Regional, promovida mensalmente pelo Departamento Nacional do Senac (DN). O evento é realizado no Restaurante-escola Senac Downtown, que a cada mês prestigia a culinária de um estado brasileiro. Os cardápios regionais foram preparados pelo chef e docente do Senac MS, Leonardo Corradini, pela chef do restaurante-escola terradaságuas, Fernanda Veiga, e pelo auxiliar de cozinha, Fabiano Bonfim, que apresentam o menu com o melhor de nossa terra: pescados, como o pintado, frutos, como a guavira, além da castanha de baru e urucum.

Leia mais.

Dourados – 04/09: Cursos em diversas áreas são opções no Senac Dourados neste mês

A unidade do Senac Dourados está com inscrições abertas para diversos cursos nas áreas do design, saúde, informática e gastronomia neste mês de setembro. Um dos cursos é o Visual Merchandising para o Varejo de Moda. Uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda, criando identidade e personalidade por meio de design e da disposição dos produtos.

Leia mais.

Ponta Porã – 03/09: Cursos em diversas áreas são opções para quem busca qualificação em Ponta Porã

Quem pretende crescer profissionalmente, tem nos cursos de qualificação profissional uma opção para dar início a esse objetivo. O Senac de Ponta Porã oferece opções variadas no mês de setembro para quem busca formação nas áreas da gastronomia, beleza e gestão. As aulas serão realizadas no período noturno.

Leia mais.

Campo Grande – 30/08: Curso de confeitaria alimenta
esperança de reinserção no mercado de trabalho a
custodiadas da Agepen

Com o objetivo de possibilitar qualificação profissional e geração de renda, mulheres em privação de liberdade custodiadas pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) concluíram o Curso Básico de Confeitaria – Mais que Doce, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Turismo e Gastronomia), na capital.

A formatura foi realizada, nesta quinta-feira (29.8), e contou com a participação de 14 mulheres, entre elas, em situação de violência doméstica, em cárcere e egressas do sistema prisional.

Leia mais.

Image

Image

 

Publicado em
Leia outros textos sobre Notícias, Senac MS
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA