4 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais

 

Está chegando mais uma data especial para o varejo: o Dia dos Pais, uma das cinco datas sazonais mais esperadas do ano, comemorado no segundo domingo de agosto – que neste ano será dia 11.

Pesquisa de intenção de compras, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), aponta que a data deve movimentar este ano R$ 163,7 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul, entre presentes e comemorações. Um volume 20,38% maior que o estimado para 2018.

Então, é hora de pensar em como atrair esses consumidores dispostos a gastar. O que sua loja vai oferecer para seus clientes nesta data? Se ainda não sabe o que fazer, separamos algumas dicas para você aproveitar o Dia dos Pais para vender mais:

1 – Elabore kits para os os diferentes perfis de pais

A parte mais difícil, com certeza, é a escolha do presente. A pergunta que não sai da cabeça do seu cliente é “O que dar para o meu pai?”. Por isso, para facilitar a busca do seu consumidor, você pode elaborar diferentes kits, ou mesmo separar os produtos na loja por categoria: “Pai esportivo”, “Pai inventor”, “Pai cozinheiro”, “Pai decorador”, “Pai faz-tudo”, “Pai tecnológico”, “Descanso para o papai”, “Pai estudioso”… Enfim, use sua imaginação e direcione produtos específicos para os diferentes perfis de pais, de acordo com os produtos disponíveis em sua loja. Os kits foram citados, inclusive, como dicas dos consumidores aos empresários na pesquisa da Fecomércio-MS.

A média de gastos com presentes, segundo a pesquisa, ficará entre R$ 51,00 a R$ 200,00. A maioria dos entrevistados (39,58%) vai gastar entre R$ 51,00 e R$ 100,00, seguido pelos que disseram investir entre R$ 101,00 a R$ 200,00 (33,11%).

2 – Brinque com a tradição

Sabe aquela história de que no Dia dos Pais as pessoas sempre compram as mesmas coisas: gravatas, canetas, canecas, meias? Então, que tal usar a criatividade para chamar a atenção dos clientes com isso? Sua loja pode criar uma promoção em que o cliente leva de brinde um desses itens mais “tradicionais” na compra de um presente mais tecnológico. Os brindes também agradam os consumidores.

Exemplos:

“Vai comprar meia de novo para o seu pai? Compre um Notebook e nós damos a meia de graça”

Use a imaginação e a criatividade. Se não quiser, não precisa dar o brinde, mas ainda pode utilizar a tradição em suas chamadas.

“Nesse Dia dos Pais, esqueça as meias e gravatas. Veja nossas opções de produtos e dê para o seu pai um presente tão legal quanto ele!”.

3 – Conheça o comportamento do consumidor

Uma questão que pode ajudá-lo muito na hora de pensar em ações para o Dia dos Pais é entender a fundo o comportamento dos clientes dessa época. Afinal, saber o que eles buscam e quais suas necessidades e demandas vai contribuir para que suas campanhas de vendas e marketing sejam mais efetivas e tragam resultados melhores!

A pesquisa da Fecomércio-MS mostra que 43,8% dos entrevistados pretendem pagar o presente com dinheiro, 25,42% disseram que vão comprar no crédito, 16,14% no débito e 9,39% parcelado. Quando perguntado ao consumidor quais elementos que podem definir as compras, o preço aparece reforçando a necessidade de uma estratégia de divulgação das promoções. O atendimento também será um diferencial, além da qualidade do produto. Fique atento a isso!

4 – Experiência gastronômica: saiba como preparar o seu restaurante

Os restaurantes ainda são a primeira escolha de muitos na hora de comemorar datas especiais como o Dia dos Pais. Portanto, você deve se preparar para um aumento no volume de clientes e talvez reservar cadeiras e mesas extras. Contar com mais funcionários também é uma boa solução para atender a todos sem grandes esperas e com qualidade no atendimento.

Segundo a pesquisa da Fecomércio-MS, os sul-mato-grossenses estão dispostos a gastar R$ 73,94 milhões com as comemorações para os pais, com aumento do percentual de consumidores que vão comemorar a data. Do total de entrevistados, 10% disseram que vão levar o paizão a um restaurante, um aumento de 4% em relação a 2018.

Então, é hora de ser criativo e chamar a atenção do consumidor. Menus especiais, combos incluindo prato principal, bebida e sobremesa, ou até mesmo uma seleção de pratos especiais que dê direito a uma garrafa de vinho ou espumante. Oferecer mimos também é uma boa maneira de se destacar. Presenteie os pais com um drinque de boas-vindas ou uma sobremesa por conta da casa.

** E lembre-se, nessas datas o volume de clientes costuma ser maior, portanto preparar funcionários é uma das prioridades. Um bom atendimento é essencial não só para a satisfação dos clientes mas também para a fidelização desse público. Características como agilidade, empatia e atenção devem ser reforçadas.

Acesse a pesquisa na íntegra aqui.

Publicado em
Leia outros textos sobre Blog, Comércio, Gestão
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA