Boletim Acontece – Julho de 2019

 

Image

Informativo do Senac MS – Nº 05 – Julho 2019

Olá

Você está recebendo o primeiro Boletim Informativo do Senac MS, o Acontece.

Ele complementa mensalmente, a nossa comunicação institucional.

Image

Image

Roraima – 29/07 a 02/08: Docente do Senac MS ministra palestra em Campeonato de Beleza no Senac Roraima

 

 

Entre os dias 29/07 a 02/08/2019 aconteceu o Campeonato de Beleza do Senac Roraima. Foram 5 dias de qualificação profissional, cursos e palestras para profissionais do segmento de Beleza, além do concurso para eleger o Cabeleireiro e o Barbeiro Destaque 2019 de Roraima
Nosso docente Levy Wilkerson Ferreira Araújo, do Senac Dourados, fez a abertura do evento a convite do DR de Roraima, com a palestra show “Tendências em Penteados”.
O prof. Levy tem formação e aperfeiçoamentos nas melhores escolas de cabeleireiros como Academia Pivot Point e com profissionais renomados como Paulo Persil e Alejandro Valente.
Nosso agradecimento e felicitações ao docente por representar de forma brilhante nosso DR no estado de Roraima.

Bonito – 26 e 27/07: Senac leva oficinas de gastronomia ao Festival de Inverno de Bonito

Image

O Senac MS participou nos dias 26 e 27 de julho do 20º Festival de Inverno de Bonito, tradicional evento do Estado que reúne apresentações de artistas regionais e nacionais, além de oficinas de cultura, gastronomia, entre outros. O Senac realizou oficinas de gastronomia, que foram apresentadas na Cozinha Show, montada especialmente para proporcionar aos visitantes o acompanhamento da produção passo a passo das receitas.

Image

Foram quatro oficinas nos dois dias de participação. Na sexta (26), uma receita com pintado e farofa de pilão, além de um cupim de sol grelhado com mandioca e vinagrete. No sábado (27), os docentes ensinaram a preparar uma receita com a carne de Jacaré e uma sobremesa com guavira, fruto do Cerrado muito apreciada no Estado, banana da terra e jabuticaba.

“Nas oficinas, os docentes do Senac utilizaram ingredientes regionais, que são encontrados com facilidade no Estado. Uma oportunidade de divulgar nossa terra, nossa gastronomia aos turistas que participam do evento e também para o nosso povo, que muitas vezes não conhece os produtos regionais. Também queremos mostrar um pouco do nosso conhecimento técnico, que faz do Senac um referencial de ensino no Estado”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Campo Grande – 24/07: Parceria entre Senac MS, MPT e TJ vai capacitar mulheres em situação de violência doméstica e encarceradas

Image

O Senac MS, Ministério Público Estadual do Trabalho e o Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, firmaram uma parceria nesta quinta-feira (25/07), em Campo Grande, que irá beneficiar 15 mulheres.

Elas vão frequentar o curso de Técnicas de Confeitaria Básica. Oito vagas serão destinadas para as encarceradas. As mulheres terão a oportunidade de conhecer e aperfeiçoar técnicas da confeitaria. “O Senac se orgulha de participar de ações sociais como essa pois sabe da importância do seu papel na reinserção ou até mesmo a introdução dessas mulheres, muitas chefes de família, no mercado de trabalho”, avalia do diretor regional do Senac MS, Vitor Mello.

O Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho Leontino Ferreira de Lima Junior destacou a missão constitucional do MPT na promoção de ações de qualificação profissional. “É a importância da promoção do trabalho digno e o combate à discriminação no ingresso ao mercado de trabalho”.

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar atende mulheres vítimas de violência doméstica e detentas que cumprem pena no regime semiaberto da Capital. “Já é a segunda ação em conjunto dessas três instituições com esse mesmo mote e tivemos conhecimento de algumas mulheres da primeira turma que conseguiram emprego e estão conseguindo gerar renda, sustentar suas famílias, enfim, ter uma profissão e uma perspectiva de futuro. É disso que tratamos aqui, de devolver a dignidade”, afirmou a juíza coordenadora Jacqueline Machado.

O presidente do Tribunal de Justiça Paschoal Carmello Leandro elogiou a iniciativa. “Ao promovermos acesso ao conhecimento de uma profissão, por meio da qualificação, estamos empoderando mulheres para gerirem seus lares, apostarem no empreendedorismo e terem novas oportunidades de futuro”.

O curso – O curso de Técnicas de Confeitaria Básica terá início no próximo dia 05 de agosto e segue até o dia 29 de agosto, sendo ministrado pelas docentes do Senac, Vera Regina e Luciana Spindola, e pela chef Camila Poli. As serão realizadas no Senac Turismo e Gastronomia, em Campo Grande.

Campo Grande – 23 e 24/07: Toda a liderança do Senac MS se reúne para a segunda reunião de alinhamento e avaliação estratégica de 2019

Image

 

Nos dias 23 e 24/07 toda a equipe de líderes do Senac MS, composta por 21 colaboradores, se reuniu em Campo Grande para a segunda reunião de alinhamento estratégico de 2019. O objetivo desse momento é a discussão de temas relevantes para a atuação da instituição em 2019, acompanhamento da carteira de projetos institucionais do exercício, além da realização da avaliação dos resultados gerenciais obtidos no primeiro trimestre do ano.

Além dessa agenda, já estão previstas outras duas reuniões de alinhamento e avaliação estratégica para 2019, reforçando assim o compromisso da instituição com a gestão participativa e a melhoria continua da sua governança corporativa.

Campo Grande – 21 a 26/07: Senac leva workshop a evento da SBPC Jovem na Capital

Image

O Senac participou de 21 a 26 de julho da 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o maior evento científico da América Latina, realizado no campus da UFMS, em Campo Grande. Durante os cinco dias de evento, quem foi ao local recebeu dicas sobre como construir um aplicativo, no workshop “Construindo seu primeiro aplicativo”, com carga horária de 3 horas.

Foram 10 oficinas ao todo. Dos dias 22 a 26 de julho, foram realizadas duas oficinas por dia, das 10h às 13h e das 13h às 16h. O objetivo foi explicar o processo de criação, as vantagens e aplicabilidades de aplicativos no século XXI, por meio do desenvolvimento de aplicativos simples. As oficinas foram realizadas na carreta do Senac, que esteve no local.

Durante o evento também foi realizada a SBPC Jovem, destinada a estudantes do ensino básico. A programação foi organizada pela UFMS e teve eventos lúdicos e interativos, com o objetivo de estimular o contato de estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico com o conhecimento científico, pesquisadores e experimentos, despertando o interesse pelo universo científico, tecnológico e de inovação.

Ainda na SBPC, entre os dias 26 e 28 de julho, foi realizado o Startup Weekend Campo Grande (SWCG), um evento focado em empreendedorismo e inovações. A iniciativa foi da Pantanal Incubadora Mista de Empresas (PIME), vinculada a Agência de Desenvolvimento, Inovações e Relações Internacionais (Aginova) da Universidade, com o apoio da Start, e Rede MS de Inovação (Apoio), e patrocínio do Senac/MS, SICREDI, Sebrae/MS, Living Lab e UFMS.

De acordo com o Diretor da Aginova, Marco Antonio de Oliveira Mattos, a realização de edições de Startup Weekends constituem ações para a promoção do empreendedorismo e da inovação no âmbito da UFMS. Já para Vitor Mello, Diretor Regional do Senac MS, “O Startup Weekend é um evento que inspira e incentiva os jovens a tirar uma ideia do papel e desenvolvê-la em muito pouco tempo. Para isso eles passam por uma imersão em metodologias ágeis de inovação e de gestão e aprendem tudo na prática, o que com certeza contribui para o futuro profissional desses jovens.“

Para participar do evento não houve necessidade de pré-requisito, bastava apenas ter interesse em empreender ou querer conhecer mais afundo o mundo das startups. As categorias para se inscrever eram: Design (área de desenho e criação, Desenvolvedores (área de tecnologia da informação) e Negócios.

Itaquiraí – 20/07: Gerente do Senac Naviraí participa de Café Empresarial da Associação Comercial e Empresarial de Itaquiraí

Image

 

A gerente do Senac Naviraí, Lucélia Castro, e o colaborador da comercialização, Fernando Aguiar, participaram do Café Empresarial junto a Associação Comercial e Empresarial de Itaquiraí no dia 20 de julho.

A participação teve como objetivo apresentar as soluções do Senac para empresas e definir a operacionalização das turmas do Programa Senac Comércio em parceria com a ACIITA.

Dourados – 18/07: Gerente do Senac Dourados participa de reunião na Secretaria de Assistência Social

Image

A gerente do Senac Dourados, Lucélia Castro, e a coordenadora pedagógica, Natalia Cassago, participaram na quinta-feira (18) de reunião com as diretoras da Secretaria de Assistência Social de Dourados.

A reunião teve como objetivo o alinhamento das expectativas e definição do cronograma de execução das turmas realizadas em parceria com a instituição.

Ivinhema – 16/07: Consultor de Vendas do Senac Dourados participa de reunião na Associação Comercial de Ivinhema

O consultor de vendas, João Saldivar, e a docente, Karla Alvarenga, participaram na terça-feira (16) de uma reunião com o Presidente da Associação Comercial de Ivinhema, Valentim Peixoto.

 

A finalidade da reunião foi a apresentação do Programa Senac Comércio e de suas trilhas de formação. Através da indicação de empresas pela ACIIV foi constatado que a cidade possui grande
potencial de desenvolvimento de turmas do programa nas áreas de Marketing e Vendas e Logística.

 

Dessa forma, a equipe da unidade mantém a negociação ativa para que a parceria com a ACIIV possa se consolidar.

Image

Corumbá – 12 e 13/07: Senac Corumbá realiza Oficina
Pedagógica com docentes

Image

A equipe de docentes do Senac Corumbá participou nos dias 12 e 13 de julho da Oficina Pedagógica 2019, conduzida pela coordenadora pedagógica, Nádila Pereira.

A oficina teve como objetivo promover a integração entre a equipe docente e realizar alinhamento com relação a execução dos processos pedagógicos da instituição.

Ao final a equipe recebeu a palestra “Inteligência Emocional”, ministrada pelo Leader Coach, Júlio França, como forma de incentivo ao desenvolvimento de novas competências.

Campo Grande – 12/07: Em passagem por Campo Grande,
Cortella destaca importância da atuação educacional do
Senac

Image

O filósofo Mario Sérgio Cortella participou na sexta-feira (12) de um almoço no restaurante Terradaságuas, no Senac Turismo e Gastronomia, em Campo Grande, com a participação de empresários locais. Ele conheceu os ambientes da unidade e destacou a importância da atuação educacional da instituição.

“Uma das coisas mais importantes é uma instituição que recebe recursos da atividade do comércio e que é capaz de ser formadora. O Senac, cuidando daquilo que é a força de uma vida comunitária, pela formação da competência, da habilidade, é algo que só traz benefícios para todos”, afirma.

Mario Sérgio Cortella esteve na Capital para a palestra “Conflito de Gerações”, como parte do programa “CBN em Ação”, promovido pelo Grupo RCN de Comunicação, em parceria com a Fundação Dom Cabral e o Senac MS. “O Senac tem um alinhamento muito grande com a proposta do evento, que é a disseminação do conhecimento. Todos os temas trazidos são muito importantes e com pessoas que são referências nas áreas em que atuam, como o Mario Sérgio Cortella, que é um arcabouço de conhecimento na área da educação”, explica o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo, é motivo de alegria receber o filósofo Mario Sérgio Cortella em uma das instituições do sistema que atua na área educacional. “O Senac tem o foco na qualificação profissional e receber um grande nome, referência em educação no Brasil, para nós é uma honra. Ele já conhece nossa atuação em todo o País e sempre foi um incentivador do segmento educacional”, afirma.

O diretor executivo da CBN Campo Grande, Estevão Congro, falou que o objetivo do evento é “promover o debate de assuntos relevantes para a sociedade, com a presença de nomes com representatividade em âmbito nacional, como o filósofo Cortella”. A série de palestras ainda terá o administrador Max Gehringer, em setembro, e o presidente da Fundação Dom Cabral, Paulo Vicente Alves, em novembro.

Campo Grande – 11/07: Restaurante-escola Senac promove jantar temático com Noite Francesa

Image

Na quinta-feira (11/07), o restaurante-escola Senac terradaságuas, em Campo Grande, ofereceu a opção de um jantar temático para aqueles que apreciam a gastronomia requintada, com o foco na valorização dos ingredientes regionais. Foi a Noite Francesa, com pratos típicos da culinária daquele País. O roteiro gastronômico oferecido naquela noite, foi apresentado em quatro passos, incluindo além do couvert, a entrada, dois pratos principais e sobremesa.

A noite temática contou com a participação dos alunos das turmas de cozinheiro, nos processos de preparo e montagem dos pratos, e de garçom, na arrumação e serviços do salão.

De acordo com o Coordenador de Alimentos e Bebidas, Jonas Eduardo Nascimento, as propostas das noites temáticas, realizadas uma vez ao mês no restaurante-escola, é “levar ao público receitas e ingredientes que representam a culinária e, até mesmo a cultura de cada País ou região, proporcionando aos clientes uma experiência diferenciada”.

Image

Manaus – 09 e 10/07: Segunda Capacitação de Docentes
para atuar no Programa Senac Comércio

Image

Nos dias 09 e 10 de julho aconteceu o segundo encontro da Capacitação para Docentes do Programa Senac Comércio, dessa vez em Manaus – AM.

O encontro, que faz parte do Plano Diretor do Comércio do Núcleo Norte e Centro-Oeste, contou com a participação dos Departamentos Regionais do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima.

O objetivo do encontro foi capacitar os docentes nas trilhas de marketing, logística e finanças e torná-los apto a conduzir capacitações para os diversos segmentos atendidos pelo programa.

Três Lagoas – 03 e 04/07: Formação Pedagógica 2019 em
Três Lagoas

Image

Aconteceu nos dias 03 e 04 de julho a Formação Pedagógica 2019, promovida pela Gerência de Orientação Técnica e Pedagógica – GETEP em parceria com o Senac Três Lagoas.

O evento, que contou com a participação do gerente da unidade, Ivan Murgi, do coordenador pedagógico, Flávio Santos, da assistente de coordenação, Kellen Cristina, e de diversos docentes, teve como objetivo o compartilhamento de boas práticas no ensino profissional.

Na ocasião também aconteceu o repasse da “Oficina para formação de multiplicadores: Impulso às soluções inovadoras pela via dos Projetos Integradores” e a consultoria técnica especializada abordando o papel do professor com o tema “O que é ser professor na atualidade? Que professor eu sou?”, possibilitando um ambiente de aprendizagem mais interativo e inovador.

Bonito – 03/07: Por meio do Senac, Sistema Fecomércio MS participa do programa Investe Turismo com treinamentos e consultorias

Image

No dia 03 de julho foi lançado em Bonito o Programa Investe Turismo, um pacote de incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviço e inovação para o setor, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, e contou com a participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, participou da solenidade e destacou a parceria da Federação, por meio do Senac, que investirá R$ 500 mil em ações de treinamento e consultorias.

“Com esse investimento inicial, pretendemos garantir mais de 600 matrículas em cursos presenciais e a distância, que vão do nível básico ao nível técnico, nas áreas da gastronomia, hotelaria, turismo e eventos, contribuindo para o desenvolvimento do turismo em nosso Estado, por meio da qualificação profissional”, afirma Edison Araújo.

Para ele, é preciso que o turismo em MS seja entendido como uma potencialidade econômica, aproveitando as belezas naturais, eventos, negócios e demanda por experiências. “Precisamos fomentar o setor e seus efeitos multiplicadores se estenderão a diversos segmentos, como bares, restaurantes, hotéis, transporte, entre outros, fazendo a economia girar”, diz.

No Estado, serão mais de R$ 6 milhões para estimular o turismo. O Programa Investe Turismo vai atender a região do Pantanal Sul (Miranda, Aquidauana e Corumbá) e da Serra da Bodoquena (Bonito, Bodoquena e Jardim). As regiões foram escolhidas pelo Ministério do Turismo, com base em critérios técnicos, como estar presente no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 e ter, pelo menos, um destino turístico consolidado no mercado internacional. Em todo o país, foram contempladas 30 rotas turísticas em 158 municípios, atingindo quatro mil empresas.

Para o diretor regional do Senac, Vitor Mello, qualquer forma de incentivo ao turismo de MS é válido, pois auxilia no desenvolvimento econômico do Estado e a qualificação profissional ocupa um papel importante no processo. “O profissional que está em contato direto com o turista precisa estar preparado para bem receber, ser receptivo, além de oferecermos uma gastronomia de qualidade, ambientes agradáveis, tudo que possa garantir uma experiência positiva para quem visita o nosso Estado, e o Senac se propõe a qualificar essa mão de obra. Ao longo de 2019, vamos investir R$ 1,7 milhão no segmento do turismo no Estado, com a realização de cerca de 1,6 mil matrículas e mais de 100 mil horas efetivas de cursos voltados para a área”, explica.

Ainda no evento, foi assinado o Convênio de Cooperação Geral para o Desenvolvimento do Turismo do Mato Grosso do Sul. Até o momento, mais de 90 empresários já aderiam ao projeto, que vai beneficiar micro e pequenas empresas dos segmentos do turismo e de produção associada, incluindo gastronomia, agroindústrias e os empreendimentos da economia criativa, como artesanato, designers, audiovisual, entre outros. Com informações da Agência Sebrae MS.

Rio Grande do Sul – 03 e 04/07: 2ª Reunião do Núcleo de
Desenvolvimento Corporativo – Norte e Centro-Oeste

Image

 

Nos dias 03 e 04 de julho o Diretor Regional do Senac MS, Vitor Mello, participou da 2ª Reunião de 2019 do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo – Norte e Centro-Oeste, na cidade de Bento Gonçalves/RS, com a presença dos demais Diretores Regionais do Núcleo.

O objetivo da reunião foi alinhar ações pertencentes ao núcleo e debater temas de interesse dos Departamentos Regionais participantes, bem como consolidar as ideias de governança e solidificar as ações da instituição. Entre os assuntos tratados destaca-se o status atual e planejamento de ações futuras dos Planos Diretores de Gastronomia, Saúde, Comércio e Beleza.

Na mesma ocasião os Diretores do Departamento Nacional apresentaram aos Diretores Regionais de todas as unidades federativas a primeira versão do Planejamento Estratégico – Ciclo 2020 a 2023, visto que o ciclo estratégico atual se encerra em 2019. Outro assunto tratado conjuntamente foram as negociações que estão sendo realizadas entre Senac e Governo.

3º Encontro de Planejamento Integrado da Rede Nacional
de Educação à Distância – Núcleo Norte e Centro-Oeste

Image

O Gerente de Planejamento, Fábio Santos, e representantes da educação a distância e do planejamento dos Departamentos Regionais do Norte e Centro-Oeste participaram do 3º Encontro de Planejamento Integrado da Rede Nacional de Educação à Distância.

O encontro, que contou com a presença dos 11 estados das regiões, teve como objetivo a apresentação das tendências e resultados da educação à distância do Senac, além da definição das metas de matrículas para a modalidade para 2020.

O Senac MS apresentou dois cases de sucesso pela Rede EAD com menção ao Curso Técnico em Guia de Turismo, em Aquidauana, e as ações do Curso de Aprendizagem Profissional Comercial na modalidade.

Campo Grande – 03 e 04/07: Capacitação de Docentes para atuar no Programa Senac Comércio

Nos dias 25 e 26 de junho aconteceu o segundo encontro da Capacitação para Docentes do Programa Senac Comércio, em Campo Grande.
O encontro, que faz parte do Plano Diretor do Comércio do Núcleo Norte e Centro-Oeste, contou com a participação dos Departamentos Regionais do Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
O objetivo do encontro foi capacitar os docentes nas trilhas de marketing, logística e finanças e torna-los apto a conduzir capacitações para os diversos segmentos atendidos pelo programa.

Image

Campo Grande – 23/07: Alunos do Ensino Médio Integrado visitam SBPC 2019

Image

Na terça-feira (23) os alunos do Ensino Médio Integrado realizaram visita técnica à 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o maior evento científico da América Latina, que foi realizado no campus da UFMS, em Campo Grande.

A visita, organizada pelo docente Fabricio Bazé, teve como objetivo promover uma vivência prática do processo de inovação aprendido durante a estação “Criatividade e Inovação“, bem como estimular o contato desses alunos com o conhecimento científico, pesquisadores e experimentos, despertando o interesse pelo universo científico, tecnológico e de inovação.

Image

Após a visita, os alunos retornaram à sala de aula para um debate sobre a experiência vivida e para refletir sobre as possibilidades de aplicar os princípios de inovação aprendidos na visita no dia a dia da profissão em que pretendem atuar.

O EMI proporciona a ampliação da oferta educacional da instituição, por meio do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico. Os alunos cursam ao mesmo tempo as disciplinas curriculares do Ensino Médio que o habilitam a disputar vagas em qualquer instituição de educação superior, e o Técnico em Programação de Jogos Digitais, que prepara o aluno para um mercado de trabalho em ascensão.

Corumbá – 16/07: Turma de Operador de Computador de
Corumbá apresenta Projeto Integrador com soluções para
empresas locais

Image

Na terça-feira (16) dois grupos da turma Operador de Computador 22/2019, do Senac Corumbá, apresentaram seus Projetos Integradores. Um dos grupos realizou a automatização de informações na ferramenta Excel, desenvolvendo uma planilha para cadastramento de clientes, produtos, compra e venda para uma pequena empresa da cidade – La G Fashion. A ferramenta substituiu o antigo controle, realizado em um caderno. Já o segundo grupo aprimorou uma planilha utilizada pela empresa América Distribuidora de Bebidas com informações sobre compras realizadas com e sem bonificações.

Segundo os alunos o fato de buscarem situações reais no mercado de trabalho, identificarem os gargalos e
desenvolverem soluções baseada em todo conhecimento adquirido durante o curso foi uma experiência
diferenciada. Para o docente Marismar, que conduziu um PI pela primeira vez, foi uma oportunidade importante para os alunos colocarem em prática os conhecimentos desenvolvidos em sala e também estarem em contato com o mercado de trabalho.

Os projetos integradores se configuram como uma importante metodologia para o fomento a inovação e interação com o mercado além de ser um espaço privilegiado para a articulação das competências previstas no perfil Profissional de conclusão dos cursos e o desenvolvimento das Marcas Formativas Senac que são atitude empreendedora, domínio técnico-científico, visão crítica, atitudes sustentável e colaborativa.

Campo Grande – 16/07: Turma de Aprendizagem em Serviços Administrativos de Campo Grande apresenta Projeto Integrador com benefícios para empresas da cidade

Image

Os alunos da turma Aprendizagem em Serviços Administrativos 26/2018 apresentaram seu segundo Projeto Integrador, que teve como proposta a criação de documentos para abertura de uma empresa e os cuidados para guarda de documentos com vencimentos e protocolos.

Estadual – 19/07: Etapa Local do Talento Profissional Senac MS chega ao fim

Image

As Etapas Locais do Programa Talento Profissional Senac MS chegaram ao fim no mês de julho após um longo período de estudos e planejamento. Participaram dessa fase do programa doze projetos de alunos matriculados até o penúltimo semestre dos cursos de Habilitação Técnica de Nível Médio, oferecidos pelo Senac em quatro unidades do Estado: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Zahran.

O foco do programa é estimular a pesquisa, a interação com a comunidade, com o ambiente real de trabalho e reconhecer alunos que, durante o curso, desenvolveram produtos que agregam valor e contribuem com as organizações e a sociedade.

Confira os ganhadores:

– Senac Campo Grande: com o objetivo de tornar a comunicação mais rápida e eficaz entre portadores da Esclerose Lateral
Amiotrófica, familiares e membros da equipe de saúde, utilizando cache e mensagens pré-programadas, o projeto
“Esclerose Lateral Amiotrófica e uma Forma de Comunicação”, dos alunos Laudicéia Fernandes, Wendel Tavares e Emerson
Leme, foi o vencedor.

– Senac Dourados: com o objetivo de incentivar a reciclagem em clínicas e laboratórios de saúde, o projeto
“Reaproveitamento de frascos coletores utilizados nos laboratórios de análises clínicas”, do aluno Renan Eiji Izida
Shinohara, foi o escolhido.

– Senac Três Lagoas: com o objetivo de incentivar a redução da adesão ao esquema vacinal e o aumento das doenças que
ocorrem pela falta de vacinas, o projeto “Ferramenta Alerta de Vacinas”, dos alunos Clayton Saboia e Brenda Eduardo da
Silva, foi o vencedor.

– Senac Zahran: com o objetivo de melhorar os processos de controle e saída nos estoques de produtos das lojas físicas, o
projeto “Gestão de Logística e Marketing para Pequeno Comércio Varejista”, dos alunos Wellington Barros da Silva, Daniel
Alexandre Batistote Goes de Souza e Paulo Sousa Albuquerque, foi o escolhido.

Os vencedores das etapas locais foram premiados com R$ 1,5 mil. Já o projetos escolhidos na etapa estadual, que será realizada em outubro, receberão o valor de R$ 5 mil e R$ 2 mil, primeiro e segundo colocados, respectivamente.

Três Lagoas – 17/07: Alunos do curso Técnico de Enfermagem realizam ação de saúde em empresa de Três Lagoas

Image

Na manhã da quinta-feira (17) os alunos do curso Técnico em Enfermagem 08/2019, de Três Lagoas, realizaram uma ação de saúde na empresa Equilíbrio Florestal. O evento contou com uma programação dinâmica, entre elas aferição de pressão arterial e glicemia capilar, bem como a realização da palestra “Alimentação Saudável e Obesidade”.

Ações educacionais como essa tem o objetivo de promover a integração entre alunos e comunidade em que estão inseridos e promover a articulação entre teoria e prática.

Os projetos integradores se configuram como uma importante metodologia para o fomento a inovação e interação com o mercado além de ser um espaço privilegiado para a articulação das competências previstas no perfil Profissional de conclusão dos cursos e o desenvolvimento das Marcas Formativas Senac que são atitude empreendedora, domínio técnico-científico, visão crítica, atitudes sustentável e colaborativa.

Dourados – 17/07: Docente do Senac palestra em evento da Associação Comercial e Empresarial de Dourados

Image

Em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Dourados – Aced, a docente Serrame Alia ministrou uma palestra sobre os valores que as empresas procuram e como o colaborador pode construir uma carreira que amplie as possibilidades de ascensão durante o evento Despertar para o Trabalho.

No encontro, Serrame ajudou os participantes a identificarem se estão almejando esse crescimento através de atitudes que os preparem para isso ou se estão contentes atuando por longo período na mesma função. Além disso, mostrou como a busca pela qualificação profissional e novos conhecimentos podem contribuir para se tornar mais seguro e confiante em aceitar os riscos de uma promoção.

O Despertar para o Trabalho é um programa da Aced voltado aos colaboradores das empresas associadas, com palestras mensais sempre com temas motivacionais e que contribuem para incentivar o melhor desempenho das equipes. Gestores também foram convidados a participar. O projeto foi idealizado a fim de reforçar os princípios da Administração: organizar, controlar e coordenar. Assim, os jovens receberam a tarefa de desenvolverem um Plano de Ação para a realização da campanha, com a estruturação e contemplação dos seguinte itens: O que fazer; Como fazer; Quando fazer; Onde fazer; Quem vai fazer; Metas de arrecadação.

Para o desenvolvimento da proposta de trabalho, as tarefas foram divididas entre todos os alunos, de forma a incentivar o trabalho em equipe, a capacidade de organização, iniciativa e empatia, de acordo com as marcas formativas do Senac. Em Dourados os agasalhos foram entregues para refugiados venezuelanos; em Nova Andradina foram entregues nas instituições Casa do Migrante e Lar Alternativo São José; e por fim, em Maracajú, na casa do Imigrante.

Image

Campo Grande – 22/07: Abrasel promove mostra gastronômica no 20º Festival de Inverno de Bonito

A cidade de Bonito, conhecida internacionalmente como um dos principais destinos de ecoturismo do mundo, pode se tornar também um destino de cultura. A 20ª edição do Festival de Inverno de Bonito (FIB), que acontece de 25 a 28 de Julho, trazendo grandes nomes nacionais da música, teatro e dança, tem muito a contribuir com este novo cenário. Diversidade cultural, discussões temáticas e sociais estão entres as atrações do Festival, cujo mérito é valorizar e dar visibilidade à cultura sul-matogrossense em todas as suas vertentes. Em paralelo ao FIB, este ano é realizada a terceira edição da Cozinha Show, evento que promete mostrar o melhor da gastronomia da região, com mostras culinárias preparadas por restaurantes associados à
Abrasel.

O Cozinha Show promote surpreender ainda mais os visitantes, a começar pelo espaço, que foi quadruplicado. Serão duas tendas de 10X10 com capacidade para 80 participantes e três oficinas com degustação por dia. No domingo o espaço será dedicado às crianças (de 06 a 14 anos) com duas oficinas kids. E as inscrições são feitas no próprio local. Roberta Francis Pinto, gerente de turismo e gastronomia do SENAC, explica que a mudança na estrutura dos lounges de gastronomia, está atendendo a demanda do município. “A cozinha show faz o maior sucesso e as oficinas ficam lotadas todos os dias”, diz, reiterando que a comida é um elemento agregador. “Onde tem comida, tem afeto, tem gente”.

Leia mais

Dourados – 11/07: Senac Dourados oferece curso de férias para adolescentes

O Senac Dourados está com inscrições abertas para o curso de férias, na área da gastronomia, voltado para adolescentes. O Chef Teen, que tem como público os adolescentes entre 13 e 17 anos, será realizado nos dias 18 e 19 de julho, das 13h às 17h.

Leia mais

Campo Grande – 16/06: Restaurante-Escola do Senac cria
programa com descontos para clientes

O Restaurante Escola do Senac, o Terradaságuas, criou seu programa de fidelidade que vai oferecer descontos aos clientes fidelizados. Chamado Terra Vip, o programa prevê que o valor gasto na refeição seja revertido em pontos. No almoço, o cliente participante ganhará 2 pontos a cada R$ 1,00 gasto e no jantar, 1 ponto a cada R$ 1,00 consumido no local.

O programa conta com três categorias de fidelidade: Rio de Ouro, Rio de Prata e Rio de Bronze:
– 1.000 pontos para ser considerado um cliente fidelidade Rio de Bronze;
– 2.000 pontos para ser considerado um cliente fidelidade Rio de Prata;
-4.000 pontos para ser considerado um cliente fidelidade Rio de Ouro.

Leia mais

Estadual – 11/07: Senac tem opções para graduação e pós a distância

O Senac EAD está com inscrições abertas para cursos completos, reconhecidos pelo MEC, para graduação e pós-graduação, com início em agosto. São oferecidos 13 títulos de graduação nas áreas de administração, ciências contábeis, educação, comércio, meio ambiente, TI, finanças, marketing, entre outros; e 35 de pós-graduação. Entre as opções, Gestão Cultural, Comunicação Empresarial, Docência para o Ensino Superior, Educação Infantil, Segurança da Informação, Nutrição Clínica, Gerenciamento de Projetos, entre outros.

Leia mais

Campo Grande – 09/07: Senac oferece cursos para crianças e adolescentes

O Senac Turismo e Gastronomia, em Campo Grande, está com inscrições abertas para cursos voltados para crianças e adolescentes, durante o período de férias escolares. São 132 vagas em três cursos rápidos, realizados neste mês de julho. A primeira opção é o curso Chefinhos e Lanches Salgados, com quatro turmas, com início dias 11, 17, 29 e 30 de julho, nos períodos matutino e vespertino, com 8h de duração. Para participar é necessário ter entre 7 e 12 anos de idade.

Além das boas práticas na cozinha, os alunos também iniciam o aprendizado da gastronomia com técnicas básicas e preparo de receitas salgadas.

Leia mais

Naviraí – 09/07: Cursos rápidos de gastronomia são
opções nas férias da garotada em Naviraí

O Senac de Naviraí está com inscrições abertas para os cursos de férias Chefinhos e Lanches Doces e Chefinhos e Lanches Salgados, destinados a crianças e adolescentes que queiram aprender técnicas de gastronomia.

Uma ótima opção para meninos e meninas aproveitarem as férias aprendendo a fazer delícias da culinária que agradam a todos.

Leia mais

Estadual CNC – 04/07: Sistema Fecomércio-MS participa do programa Investe Turismo

Lançado em Bonito (MS) o Programa Investe Turismo prevê um pacote de incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviço e inovação para o setor, desenvolvido pelo Ministério do Turismo (Mtur), Sebrae e Embratur, conta com a parceria da Fecomércio-MS, por meio do Senac, com investimentos de R$ 500 mil em ações de treinamento e consultorias.

Com a participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio e do presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison Araújo, a solenidade ocorreu em 3 de julho, em Bonito, cidade localizada a 297 km da capital de Mato Grosso do Sul.

Leia mais

Dourados – 04/07: Senac Dourados oferece 06 vagas em curso gratuito de Técnico em Enfermagem

O Senac Dourados oferece 06 vagas para o curso gratuito de Técnico em Enfermagem, que serão preenchidas por meio de um processo seletivo. As inscrições seguem até o dia 10 de julho e devem ser feitas na unidade do Senac, localizada na Rua Dr. Mario Machado de Lemos, 240, Jardim Londrina, das 13h às 22h. As vagas serão preenchidas pelos melhores classificados no processo seletivo.

Leia mais

Ponta Porã – 02/07: Curso de Enfermagem é opção de
qualificação técnica no Senac Ponta Porã 

O Senac Ponta Porã oferece a oportunidade para quem quer se qualificar e atuar na área da saúde. O curso Técnico em Enfermagem tem início dia 22 de julho, no período noturno, e tem como objetivo formar profissionais para atuarem em serviços de saúde pública ou privada, hospitais, clínicas, entre outros. Para se inscrever os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e cursar a partir do 2º ano do ensino médio.

Corumbá – 02/07: Senac Corumbá oferece qualificação técnica em Finanças

O Senac Corumbá está com inscrições abertas para o curso Técnico em Finanças, com início dia 22 de julho, no período noturno, e tem como objetivo formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Leia mais

Três Lagoas – 01/07: Projeto sobre alerta de vacinas
representa Três Lagoas no “Talento Profissional Senac MS”

O projeto “Ferramenta Alerta de Vacinas”, dos alunos Clayton Saboia e Brenda Eduardo da Silva, foi o vencedor da etapa local e vai representar o Senac Três Lagoas na etapa estadual do “Talento Profissional Senac MS”. O programa premia projetos inovadores, que criam ações de intervenção real na sociedade e/ou no mundo do trabalho.

A ferramenta é um aplicativo que funciona como um assistente pessoal para vacinação, que seria vinculado ao cadastro da pessoa no SUS. Contém calendário de vacinação, vacinas necessárias de acordo com o usuário, informações sobre o que a vacina previne, as possíveis consequências da não vacinação, alerta/notificação um dia antes da data marcada para a vacina e alerta caso o usuário não compareça para a vacinação via SMS ou WhatsApp. O objetivo da ferramenta é incentivar a redução da adesão ao esquema vacinal e o aumento das doenças que ocorrem pela falta de vacinas.

Leia mais

Image

 

Publicado em
Leia outros textos sobre Notícias, Senac MS
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA