Saiba porque o curso de Podologia é o certo para você!

 

Nossos pés são os grandes responsáveis por aguentar o peso do nosso corpo e amortecer qualquer tipo de impacto durante o caminhar e, às vezes, eles podem sofrer com tanta responsabilidade. É nessa hora que entra o podólogo, profissional especializado em cuidados com os pés. Da unha encravada à retirada de calos, a podologia é uma área da saúde que tem ido muito além da estética e tem se expandido no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Podologia (ABP), existem mais de 50 mil podólogos no país.

Falando agora sobre a história da profissão, antes da criação do primeiro curso técnico, em 1979, o ofício era aprendido na prática e passado de um profissional para o outro. E foi o Senac São Paulo o responsável por oferecer o primeiro curso técnico de podologia do Brasil, que levava o nome de Pedicuro Calista.

Mas não vamos falar muito sobre dados e informações históricas e, sim, de aspectos práticos. Neste artigo, reunimos as características do curso para que você não só se identifique com as atividades que o profissional desempenha, mas enxergue uma oportunidade de crescimento profissional.

O que faz um podólogo?

Muitas pessoas ainda confundem o trabalho do podólogo com o de pedicure, mas são atividades bem diferentes. A podologia é uma área da saúde e exige que o profissional tenha conhecimento em fisiologia, patologia, microbiologia e imunologia. Essas áreas dão ao podólogo a competência necessária para tratar desde joanetes até excesso de transpiração nos pés. Já o trabalho de pedicure é mais voltado para a promoção da estética, como por exemplo, tirar as cutículas e higienização das unhas.

É bom lembrar também que o podólogo é uma profissão regulamentada. A regulamentação se deu em 2018 por meio da Resolução nº 288/2018 do Conselho Federal de Biomedicina. E agora qualquer pessoa que exerça o ofício, mas que não tenha formação, pode ser acusado do crime de exercício ilegal da profissão.

Áreas de atuação

Apesar de parecer que cuidar de pés é uma atividade pouco procurada, a realidade da profissão é completamente diferente. Existem sete áreas em que o profissional pode desenvolver suas atividades, são elas:

  • Podologia Geral (Avaliação estática e dinâmica do pé)
  • Podologia Infantil (Tratamento do pé de crianças)
  • Podologia Geriátrica (Tratamento do pé de idosos)
  • Pé de Risco (Pé diabético, pé neurológico, pé vascular)
  • Podologia Desportiva (Avaliação e tratamento do pé do desportista)
  • Podologia no trabalho (Avaliação e análise do pé adaptado a cada situação profissional)
  • Podologia Preventiva (Prevenção das patologias/alterações do pé)

Fonte: Associação Brasileira de Podologia (ABP)

Desenvolvendo essas atividades, o podólogo pode atuar em clínicas especializadas, postos de saúde, clubes, SPAs, hotéis, salões de beleza ou como autônomo, abrindo seu próprio espaço.

Falando um pouco de faturamento, um profissional com formação técnica trabalhando em uma clínica pode ganhar, inicialmente, de R$1.500 a R$ 2 mil. Mas esses valores podem aumentar caso você decida investir em um espaço próprio.

Esse é o curso certo para você?

Se você procura novos rumos para sua carreira profissional, por que não investir na podologia? É uma atividade em que você pode ser o seu próprio chefe, empreendendo e criando sua rotina de trabalho. Você tem liberdade de horário e, com isso, alcança a independência que sempre quis e ainda tem mais qualidade de vida. Se você já atua no setor da beleza, agregar mais esse serviço pode ser um diferencial e fará com que você se destaque no mercado. Se interessou? O Senac oferece o curso de podologia, e você pode já fazer a sua matrícula clicando aqui.

Ainda tem uma pontinha de dúvida se esta é uma área promissora para investir?
Acesse nosso site e descubra que, além da formação técnica, o Senac pode te oferecer uma completa mudança de vida.

Publicado em
Leia outros textos sobre Beleza e Bem-estar, Blog
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA