Senac certifica Hospital Evangélico em programa de segurança alimentar

 

Um dos serviços oferecidos pelo Senac MS é o Programa Senac de Segurança Alimentar, criado em 2012 com o objetivo de desenvolver ações de educação profissional dirigidas a empresas ligadas à produção e preparo de alimentos de forma sustentável, preservando seus valores nutricionais e sanitários. Em novembro, o Hospital Evangélico de Dourados recebeu a certificação em segurança alimentar, após participar do Programa.

O Programa trabalha no desenvolvimento de ações voltadas para o gerenciamento com excelência de alimentos e bebidas, tendo como foco a conformidade com a legislação em vigor, a redução de custos, a melhoria constante e a manutenção da credibilidade junto ao mercado e à população.

O diretor do Senac MS, Vitor Mello, explica que o programa faz parte do Senac Empresas e trata os pontos críticos da segurança alimentar em empresas do segmento de alimentação. “Trata-se de uma consultoria, com a realização de treinamentos para a disseminação das boas práticas de manipulação de alimentos. Nosso objetivo é elevar o nível do serviço e da qualidade da segurança alimentar de acordo com as exigências e inovações do mercado atual, promovendo a redução de riscos de contaminação”, afirma.

A empresa que contrata o programa passa por um checklist e análise inicial para identificar os pontos positivos e as oportunidades de melhoria na segurança alimentar, em seguida, recebe orientações de consultores especialistas na metodologia do Programa Senac de Segurança alimentar, que realizam o treinamento da equipe de produção, com a prática no ambiente de trabalho durante a implantação dos processos.

“Os consultores orientam sobre a importância e os benefícios trazidos pelas boas práticas higiênico-sanitário para a produção, manipulação, estocagem e transporte de alimentos, ensinando a melhorar os processos de aquisição, recebimento e estocagem de alimentos e a redução de desperdícios, além de orientar sobre adequação física do estabelecimento de acordo com a legislação vigente”, explica a consultora de Educação Profissional, Carmem Santa Cruz.

O processo dura cinco meses. Após o treinamento e implantação das boas práticas de segurança alimentar, a empresa passa por uma auditoria de certificação do Programa e caso atinja 98% de pontuação recebe a certificação do PSSA-Programa Senac de Segurança alimentar, válida por um ano, e com possibilidade de recertificação a cada ano, após nova auditoria.

Publicado em
Leia outros textos sobre Notícias, Senac Dourados, Senac MS
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA