Com apoio do Senac, aluna surda conclui curso de técnico em Enfermagem

Márcia Martinez da Silva tem 50 anos de idade e acaba de concluir o curso de técnico em Enfermagem no Senac de Campo Grande, algo comum para a maioria das pessoas, mas para ela um desafio, por ser surda. Com muita dedicação e apoio da instituição, ela conseguiu superar as barreiras da comunicação e no mês de dezembro celebra a conquista na festa de formatura.

Márcia conta que sempre quis fazer um curso, mas diante das dificuldades encontradas foi adiando o sonho, até que em março de 2016 procurou o Senac para conhecer a instituição e saber mais do curso. “Eu tinha dúvidas se ia conseguir acompanhar as aulas, aprender como os outros alunos e aqui percebi que era possível sim. A minha mãe foi minha grande apoiadora, ela sempre me ajudou e incentivou para que eu voltasse a estudar. Ela sempre buscou a qualificação e é meu exemplo, quero fazer igual a ela. Esse curso é só o começo, quero continuar estudando, me qualificando”, afirma.

As aulas começaram em março de 2016 e foram concluídas neste mês. Márcia conta que no começo foi difícil a adaptação, mas com a ajuda dos professores e de uma intérprete formada em Enfermagem, os desafios foram superados. “Os professores tinham muita paciência para explicar e a Raquel – a intérprete – conhece bem as terminologias da área, e conseguia traduzir tudo para mim. Fiz estágios na Santa Casa, no Hospital Militar, em postos de saúde, em vários lugares, e foi tudo muito bom. Sinto que estou preparada para o mercado de trabalho e a surdez não é um problema para eu aprender e executar bem o meu trabalho”, diz.

“O Senac sempre teve essa preocupação de ser inclusivo, de propiciar a qualificação profissional a todos, independente de suas limitações ou diferenças, e ficamos muito felizes em proporcionar esse momento para a Márcia. Na área de enfermagem, ela é a primeira a concluir o curso e isso demonstra que não há barreiras para quem busca realizar um sonho. O Senac está de portas abertas para receber a todos, sem distinção, para ajudar nessa conquista profissional”, explica o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Outras informações sobre a instituição no site: www.ms.senac.br.

Publicado em
Leia outros textos sobre Notícias, Senac MS
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA