O que um técnico em análises clínicas faz?

Todos nós, em algum momento da vida, já tivemos que nos submeter a exames laboratoriais para descobrir algum diagnóstico, não é mesmo?! É algo extremamente corriqueiro mas, aposto que você nunca parou para pensar como acontece esse processo e quais profissionais atuam nele! Para tirar todas as suas dúvidas, elaboramos este post com todos os itens importantes sobre a área de análises clínicas. Confira!

Leitura laboratorial

O Técnico em Análises Clínicas é o profissional responsável por fazer, analisar e emitir um parecer acerca dos exames laboratoriais. É ele quem faz uma leitura laboratorial de diagnóstico por meio dos equipamentos necessários para as avaliações. A função de técnico em análises clínicas exige muita responsabilidade, pois é por meio dos resultados dos exames que os médicos farão os diagnósticos para os pacientes e assim iniciar um tratamento.

Quais as principais funções do Técnico em Análises Clínicas?

Suas formas de atuação no dia a dia são muito variadas, o profissional pode fazer a coleta de sangue e consequentemente ajudar no diagnóstico de doenças, fazer testes e orientar os pacientes no processo dos exames.

Requisitos para atuar na área

Antes de mais nada, é essencial que você tenha a formação em um Curso Técnico em Análises Clínicas. Após a conclusão do curso, é preciso se registrar junto ao Conselho Regional de Farmácia do estado onde você estiver vivendo. Como profissional você poderá trabalhar em Postos de Coletas, Laboratórios de Análises Clínicas e Hemocentros, sempre sob supervisão de um profissional graduado.

Como é a remuneração?

De acordo com um levantamento do portal de empregos Trabalha Brasil, o salário de um técnico em análises clínicas é de cerca de R$1411.04 em empresas de pequeno porte e R$2031 empresas de grande porte. Há uma variação nos valores de acordo com as funções de cada profissional, segmento da empresa, e se o funcionário é trainee, júnior, pleno, sênior ou master.

O que é preciso para ser um bom profissional?

Além de se identificar com a área, é preciso que você seja uma pessoa concentrada e não se importe com o silêncio, afinal laboratórios são ambientes bem quietos. Listamos alguns comportamentos que são essenciais se você deseja se dar bem na área de análises clínicas.

  • Facilidade em se concentrar: Para poder análises minuciosas, você precisa de concentração. Os laudos necessitam ser precisos e qualquer distração pode ocasionar um erro.
  • Saber lidar com os pacientes: Se comunicar bem é essencial e gostar de lidar com pessoas também pois, você terá de orientar os pacientes sobre os exames de forma mais clara possível.
  • Gostar de aprender: Para avançar na carreira você precisa estar sempre atualizado sobre as novas tecnologias, sem contar que a constante capacitação é extremamente necessária!
Matricule-se já!

Para te qualificar para esse mercado promissor nós estamos com matrículas abertas para o curso Técnico em Análises Clínicas, no Senac Dourados. O curso é de segunda à sexta-feira, das 18h45 às 22h00, com início em 27 de agosto.

Quer saber mais? Clique aqui que nós entramos em contato com você.
Publicado em
Leia outros textos sobre Notícias, Senac MS
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA