Logo do Senac

O que a regulamentação da profissão de técnico em estética muda na prática?

O que a regulamentação da profissão de técnico em estética muda na prática?

Os esteticistas brasileiros podem comemorar, finalmente a profissão foi reconhecida e regulamentada! A lei aprovada em abril pela Câmara dos Deputados e sancionada pela Presidência da República, oficializa a profissão e põe fim ao longo período de reivindicações da categoria.

O objetivo da proposta foi a manutenção da qualidade dos serviços prestados à população e preservou os conceitos dos profissionais esteticistas e cosmetólogos, que tem formação de nível superior, e dos técnicos em estética, que tem formação de nível médio. O projeto de lei foi aprovado após dermatologistas, esteticistas e fisioterapeutas debaterem a respeito da atividade.

O que a lei muda na realidade dos profissionais?

Na prática, a lei agora exige que para exercer a profissão, esteticistas e cosmetólogos devem ter graduação em curso superior com concentração em estética e cosmética. Já o técnico em estética deve comprovar a formação com diploma de formação em curso técnico com concentração em estética. Se o profissional já estiver atuando na área a mais de 3 anos sem a formação técnica em estética, pode continuar exercendo a profissão.

Em Mato Grosso do Sul, antes da regulamentação nacional ser sancionada, já existia uma lei municipal exigindo o diploma para as funções de esteticistas, cosmetólogo e técnico em estética. Hoje em dia no Brasil, são cerca de 6 mil profissionais na área de estética, se formos considerar somente os que trabalham dentro do regime CLT. Porém, o mercado de beleza ainda acolhe muitos profissionais informais, portanto este número pode ser ainda maior. Com a regulamentação da profissão, poderemos ver, daqui a algum tempo, os números subirem cada vez mais já que o setor pouco se abala com crises econômicas e não para de se expandir. .

De acordo com a lei, quais são as competências do técnico em estética?

  • Executar os procedimentos estéticos faciais, corporais ou capilares, utilizando apenas produtos, técnicas e equipamentos com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
  • Quando necessário, procurar a opinião de outro profissional para complementar a avaliação estética do cliente.

Entender e avaliar as necessidades de cada cliente, indicar os procedimentos mais adequados e realizá-los com segurança.

Matricule-se já!

Para te qualificar para esse mercado promissor nós estamos com matrículas abertas para o curso Técnico em Estética, no Senac Dourados. O curso é de segunda à sexta-feira, das 18h45 às 22h00, com início em 27 de agosto.

Quer saber mais? Clique aqui que nós entramos em contato com você.
Publicado em
Leia outros textos sobre Notícias, Senac MS
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA