Logo do Senac

Senac MS participa do Fórum Setorial do Comércio em Brasília

Senac MS participa do Fórum Setorial do Comércio em Brasília

De 26 a 28 de abril, especialistas do mercado de trabalho, empresas do comércio e profissionais do Senac de Mato Grosso do Sul, do Acre, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará, e do Departamento Nacional do Senac, participam do Fórum Técnico Setorial (FTS) do Comércio. O encontro, que será realizado em Brasília (DF), vai debater as demandas de formação profissional e quais funções que devem ser exercidas pelos futuros profissionais da área do comércio no mercado de trabalho.

O Fórum será composto por representantes de média e grandes empresas do atacado e varejo, e de diversos setores econômicos como da construção civil, alimentos, vestuário, produtos cosméticos e farmacêuticos, além de representantes de instituições governamentais e associações de classe. O evento abordará as ocupações mais demandadas no comércio atualmente, para verificar quais as funções/atividades são necessárias ao exercício do trabalho e, se existem novas demandas, e quais as necessidades que implicam em formação continuada.

O objetivo é a atualização permanente das ocupações, que servem como base para a estruturação dos perfis profissionais dos cursos da instituição. “É uma análise de ocupações para que o Senac promova um processo de atualização de seu portfólio de cursos e também possa criar novos produtos, cursos ou consultorias, com mais aderência às necessidades do segmento, discutindo os cenários atuais e indicando tendências”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello. O resultado do evento será um documento que vai reunir todas as informações discutidas e que servirá de subsídio ao Senac para seu posicionamento junto ao comércio brasileiro.

A diretora de educação profissional do Senac MS, Jordana Duenha, explica que o Fórum busca identificar as competências necessárias ao exercício profissional das ocupações de determinado eixo/segmento, de modo que a educação profissional do Senac esteja alinhada às atuais e futuras demandas do mundo do trabalho. “Os FTS’s são importantes instâncias consultivas, cujo produto final, o mapa funcional do segmento, está na origem da elaboração de Planos de Cursos Nacionais ofertados pelo Senac”, afirma.

Publicado em
Leia outros textos sobre Departamento Regional, Notícias, Sem categoria
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA