MS competitivo reconhece 16 organizações que buscam a excelência na gestão

O MS Competitivo entregou ontem três prêmios a organizações e empreendedores do Estado que estão engajados na busca pela excelência na gestão. Uma coroação que marca o décimo ciclo do Movimento em Mato Grosso do Sul. Entre todas as categorias, foram reconhecidas 16 organizações.

Este ano foram 1.020 organizações inscritas nos três prêmios: Prêmio de Competitividade Para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil), o Prêmio Qualidade da Gestão de Mato Grosso do Sul (PQG/MS) e, o Prêmio Mulher de Negócios e 84 avaliadores envolvidos.

“São essas as pessoas que importam aqui. As que não se atemorizam com números, pois têm na melhoria da gestão e na busca pela excelência as ferramentas para superar as adversidades“, destacou o presidente da Fecomércio MS, entidades que conduz o MS Competitivo, Edison Araújo, também presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS. Edison lembrou que a melhoria da gestão deve ser um trabalho constante. “Os prognósticos políticos e econômicos para 2016 são desafiadores, requerendo mais capacidade de gerir bem os recursos e viabilizar investimentos“.

Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, enfatizou a evolução do prêmio e a posição do governo, de ingressar no MS Competitivo. “Vejo como um estímulo a outras organizações e nossa expectativa é de que já no ano que vem alguns organismos possam participar do prêmio. Como a busca pela excelência é contínua, esperamos que o governo possa a transformar isso em uma cultura no Mato Grosso do Sul“.

Vencedores – Quem segue para a etapa nacional do MPE Brasil são os empresários Anaíra Costa Marinielo Ovelar, da lavanderia Walter Clean e Oscar Tenuta, da Brasil Cowboy. Anaíra conta que em 2010 assumiu a empresa e no ano seguinte ingressou no programa. “É uma busca incessante, em 2012 vencemos a etapa estadual e fomos a Brasília (DF). De lá para cá estamos trabalhando intensamente para agregar valor ao nosso trabalho e termos um diferencial“.

Entre as vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios, a médica veterinária Bianca Menezes de Alvarenga, da Smart Pet, conta que quando iniciou a atividade da empresa, em 2008, focou em produtos que não haviam no mercado. “Eu trabalhava com ração e medicamentos e fui para a área de acessórios“.

Em abril deste ano ingressou para o Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae/MS. A empresa tem 12 fornecedores de vários estados do País, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul e fornece para 150 estabelecimentos do Estado.

Na categoria Compromisso com a Excelência – 250 pontos, o Sesc MS levou o troféu ouro, após dois anos consecutivos conquistando prata. “Conquistar o ouro agora é um orgulho imenso. É um prêmio que recebo em nome de 450 funcionários e só é possível com o trabalho de cada um deles“, ressaltou a diretora regional, Regina Ferro.

Diretora técnica do MS Competitivo, Olga Martinez, ressalta que em tempos mais difíceis fortalece as organizações é a gestão. “Se a gestão for bem estruturada a empresa se mantém competitiva porque controla indicadores e analisa as estratégias, cuidando dos clientes e fornecedores, obtendo resultados. Sem dúvida nenhuma faz toda diferença“. Em uma década de MS Competitivo, Olga ressalta os avanços do programa. “Cada vez mais as organizações estão percebendo que o principal do modelo de excelência não é a entrega do prêmio, que é a coroação. O principal é ter uma gestão segura e equilibrada“.

Publicado em
Leia outros textos sobre Notícias
Itinerario Formativo

ESCOLHA O CURSO CERTO PARA SUA CARREIRA

O itinerário formativo vai ajudar a planejar sua carreira profissional. Escolha os caminhos que deseja percorrer, e alcance novas oportunidades com os cursos do Senac/MS!

PLANEJE SUA CARREIRA AGORA