Técnico em Meio Ambiente

O Curso Técnico em Meio Ambiente – Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança – Educação Profissional Técnica de nível médio, autorizado pela Deliberação CEE/MS nº 9.088 em 23/06/2009 – alterado pela Deliberação CEE/MS nº 9.313 de 10/05/10 para realização no Centro de Educação Profissional Senac Três Lagoas.

Curso Técnico em Meio Ambiente composto por três módulos:
- O primeiro módulo é composto por 220 horas sem saída intermediária.
- O segundo módulo de 494 horas, sendo 374 horas aula teórico-práticas e 120 horas de estágio profissional supervisionado. Tem saída intermediária possibilitando a qualificação e receberá o Certificado de Analista em Meio Ambiente.
- O terceiro módulo com 375 horas, sendo 215 horas de aulas teórico- práticas e 160 horas de estágio profissional supervisionado.

Concluídos os três módulos, o aluno receberá o Diploma de Técnico em Meio Ambiente.

Perfil Profissional

- O Técnico em Meio Ambiente, de acordo com a estrutura curricular, será responsável pela coleta, armazenamento, análise, gerenciamento e disseminação dos dados ambientais.
- Colabora com a realização de estudos ambientais e elaboração de laudos e relatórios de impacto ambiental.
- Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental, em atendimento à Política Ambiental da Empresa à qual se vincula.
- Atua na elaboração de projetos, organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem.
- Identifica as intervenções ambientais, analisa suas conseqüências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.
- Atua na implantação de medidas mitigadoras, visando à prevenção de possíveis impactos gerados por distintos empreendimentos.
- Auxilia a elaboração do Plano de Controle Ambiental – PCA.
- Auxilia na manutenção da qualidade ambiental e na preservação e conservação dos recursos edáficos e no desenvolvimento de projetos para aprimoramento de processos urbanos e rurais, visando o controle de resíduos do processo produtivo que podem causar danos ao ambiente.
- Coopera com a realização de estudos de impacto ambiental (EIA) e auxilia na elaboração de Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA).
- Executa planos, programas e projetos com vistas à preservação e recuperação do meio ambiente.
- Avalia as modificações na qualidade dos recursos hídricos e identifica parâmetros de qualidade ambiental.
- Avalia processos de degradação naturais e antrópicos.
- Poderão atuar em empresas públicas ou privadas relacionadas ao meio ambiente: mineradoras, consultorias ambientais, empresas florestais e de reflorestamento, celulose, empresas privadas com atividades voltadas ao tratamento de resíduos, análise de água, administradoras de reservas e parques naturais.

Pré-requisitos

O curso é destinado a pessoas interessadas em adquirir a habilitação profissional e o diploma de Técnico em Meio Ambiente.
O candidado deve ter idade mínima 18 anos; Ensino Médio completo, apresentando fotocópia do documento que a escolaridade exigida.

Documentos Necessários

Original e cópias dos seguintes documentos:

- Carteira de Identidade;
- CPF;
- Comprovante de conclusão 2º grau;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de endereço.